22°
Máx
17°
Min

Professores de Londrina lançam livro sobre a importância da fotografia na Mídia

(foto: Divulgação) - Professores de Londrina lançam livro sobre a importância da fotografia na Mídia
(foto: Divulgação)

Paulo César Boni e Michel de Oliveira lançam nesta quinta-feira (16), às 20h, no Museu Histórico de Londrina, o livro A fotografia na mídia impressa, que tem como um dos objetivos destacar a importância da fotografia enquanto forma de comunicação e ressaltar sua proximidade com os leitores, por meio de estudos analíticos.

O outro objetivo é historiar o início do uso da fotografia pela imprensa escrita, reunindo importantes estudos sobre seus mais variados usos em importantes jornais (Folha de Londrina, Folha de S.Paulo, e O Povo) e revistas brasileiras (Época, O Cruzeiro e Veja) e estrangeiras (Life), em empresas (comunicação institucional) e como fonte de pesquisa para a recuperação de dados históricos.

Neste sentido, fotografias de protestos, passeatas, eleições, tragédias, relações de alteridade, publicidade, denúncia social, documentários históricos e formas inovadoras de uso de retrato na imprensa são estudadas e democratizadas, em linguagem acessível. Boni e Oliveira contaram com o trabalho do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo os pesquisadores e organizadores da obra, há pelo menos duas décadas, a Universidade Estadual de Londrina assumiu a vanguarda da pesquisa brasileira sobre fotografia, tornando a instituição e a cidade referências nacionais na geração de conhecimento, na pesquisa e no ensino de fotografia. No início dos anos 2000, pesquisadores do grupo desenvolveram uma proposta metodológica de análise fotográfica para o fotojornalismo, baseada na intencionalidade de comunicação do fotógrafo, no momento da tomada fotográfica, e do veículo de comunicação, no processo de edição (a maior parte dos capítulos deste livro, inclusive, adota esta metodologia). Depois de consolidar esta metodologia de análise, o grupo passou a trabalhar uma nova proposta metodológica, a do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória, ainda em processo de testes e ajustes.

Para o professor Paulo Boni, coordenador do grupo e um dos organizadores do livro, o conteúdo da obra traz  "informações importantes para o cidadão, capazes de despertar reflexões na sociedade, mas sempre com uma linguagem leve, cativante, capaz de prender o leitor", pois, de acordo com o professor, outro dos objetivos do grupo de pesquisa é “estudar fotografias publicadas na mídia impressa, com o rigor da ciência, mas com a leveza da linguagem jornalística”.

O evento é aberto ao público. No dia do lançamento o livro poderá ser adquirido por preço promocional de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí está sendo vendido por R$ 35,00 (trinta e cinco reais). O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.