24°
Máx
17°
Min

Programe-se! FILO está cheio de atrações no final de semana

(foto: Divulgação) - Programe-se! FILO está cheio de atrações no final de semana
(foto: Divulgação)

O Festival Internacional de Londrina (FILO 2016) reserva uma programação eclética para este sábado e domingo (dias 27 e 28), com seis espetáculos que serão apresentados no Zaqueu de Melo, no Campus da UEL, Teatro Marista e na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, no centro de Londrina. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser comprados no Royal Plaza Shopping (na Rua Mato Grosso, centro de Londrina), das 10 às 22 horas (segunda a sábado) e das 11 às 20 horas (domingos e feriados). Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, no site www.diskingressos.com.br.

Neste sábado, às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), a Cia Juliana Galante, de Londrina apresenta o espetáculo Plano nº 269. Depois de várias tentativas fracassadas, a Super Adelaide cria um esquema infalível para salvar os animais do terrível zoológico. A palhaça faz do público seu cúmplice nesta missão. Graduada em Artes Cênicas pela UEL, Juliana também é palhaça do Projeto Plantão Sorriso e ministra oficinas de iniciação ao palhaço.

Neste sábado e domingo, às 20 horas, no anfiteatro do CCH (no Campus), será apresentado o espetáculo Evangelho segundo Jesus, rainha do céu, que mistura monólogo e contação de histórias em um ritual que mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. O espetáculo traz a atriz Renata Carvalho, ativista santista com 20 anos de carreira no teatro. Sua interpretação oferece à montagem elementos de sua identidade política como travesti, ao mesmo tempo em que apresenta uma Jesus brasileira, ambígua e multifacetada.

Ainda no sábado, às 20h30, no Teatro Marista, o ator Matheus Nachtergaele reapresenta o espetáculo "Processo de Conscerto do Desejo", onde recita textos de sua mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, que morreu aos 22 anos, quando o ator tinha apenas três meses de vida. A memória que guarda da mãe são as histórias contadas em família e a personagem que emerge nos poemas deixados por ela.

No domingo, às 19 horas, no Zaqueu de Melo, o ator Tiago Marques apresenta o espetáculo In Concertina. O palhaço Ritalino realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, ele iniciará uma saga para vencer os obstáculos. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, Ritalino realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico.

Também no domingo, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205), o ator Tiago Marques faz uma homenagem a compositores da música popular brasileira. O espetáculo Conversa de Botequim traz para a cena os personagens Noel e Rosa, caracterizados como bonecos em tamanho real, manipulados pelos integrantes do grupo. Fundado em 2010, o Grupo Vocal Entre Nós é formado, em sua maioria, por alunos e ex-alunos do curso de música da Universidade Estadual de Londrina.

A UEL, por meio da Casa de Cultura, é uma das promotoras do FILO, ao lado da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná. O festival tem o patrocínio da Petrobras, Prefeitura de Londrina, Unimed de Londrina, Horizon-John Deere e do Ministério da Cultura. A programação completa está disponível no site www.filo.art.br 

(com assessoria de imprensa)