22°
Máx
17°
Min

Projeto da prefeitura oferece visitas capelas históricas da região

(foto: Larissa Mariano/Divulgação) - Projeto da prefeitura oferece visitas capelas históricas da região
(foto: Larissa Mariano/Divulgação)

A Capela São Pedro de Alcântara, do Jacutinga, umas das mais antigas de Ibiporã, que existe desde de 1948 e teve o seu nome escolhido pelo padre Leone Gervasoni, em referência a uma capelinha que havia às margens do Tibagi no sáculo XIX. Haverá missa, festa do padroeiro e cinema ao ar livre, com o filme da capela passando no telão.

O evento é nesta quinta-feira, dia 20/10, a partir das 19h30. Haverá um ônibus saindo da Fundação Cultural a partir das 18h30. Venha participar e compartilhar essas memórias!

A capelinha que fica no antigo sítio das famílias Bueno e Salgado, que muito contribuíram para a história de Ibiporã. As pioneiras Luzia Bueno Leme, Elvira Bueno Straviski e Maria da Glória Bueno Chiari moraram no local e Luzia e Elvira foram as primeiras professoras na escolinha ao lado da igreja - Escola Emílio de Menezes. Hoje a comunidade está sob os cuidados das famílias Salgado, Peres, Vaz e Faria, que procuram manter a tradição e as celebrações no local.

O Circuito das Capelas - Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, é um projeto do Governo Municipal, realizado desde 2014 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Museu Histórico e Fundação Cultural de Ibiporã. Está percorrendo este ano as 23 capelas espalhadas pela área rural e pelos bairros, com eventos até o dia 12 de dezembro.

Em todas elas são entregues o livro e os DVDs do projeto à comunidade, que pode com isso propagar a sua memória e conhecer melhor a história de Ibiporã e das suas localidades.

O projeto já foi lançado em 18 capelas e ainda restam seis: São Pedro de Alcântara (Jacutinga) dia 20/10, Santa Maria Crucifixa di Rosa (Jardim Pinheiro) dia 05/11, N. Sra. das Graças (Kaluana) dia 26/11, N. Sra. da Esperança (Boa Esperança) dia 03/12, e N. Sra. de Guadalupe (Cj. Antonio Frederico) dia 12/12.

(com assessoria de imprensa)