22°
Máx
17°
Min

Projeto ‘Lendas Ciganas’ cativa alunos com teatro de bonecos

(Foto: Divulgação) - Projeto ‘Lendas Ciganas’ cativa alunos com teatro de bonecos
(Foto: Divulgação)

A Casa da Cultura de Guarapuava foi palco de uma apresentação teatral nesta segunda-feira (6). O teatro de bonecos ‘Lendas Ciganas’ apresentou algumas histórias dos povos ciganos aos alunos do município. "A apresentação foi realizada em algumas escolas públicas e agora acontece na Casa da Cultura. A ideia é mostrar as estudantes que muitas histórias podem ser contadas de formas diferenciadas e a proximidade com o teatro é uma novidade para muitos desses alunos", explica a coordenadora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim.

Também nesta terça-feira (7), os contadores de histórias apresentam aos estudantes o teatro de bonecos, que conta de forma divertida e educativa as lendas ciganas. "O grande objetivo desse projeto é de desmistificar os preconceitos criados sobre os ciganos. Aqui mostramos como esse povo cigano é rico de cultura", explica Claudio Iovanovitchi, diretor do projeto.

De acordo com Neiva Camargo, atriz, criadora e produtora da peça, a mensagem a ser passada é que temos muito o que aprender com as diversas culturas que existem pelo Brasil e pelo mundo. "A cada cidade é uma estreia diferente, nunca sabemos como o público vai reagir, então o que me deixa entusiasmada é o mistério que existe em cada apresentação e a oportunidade que temos de poder passar um pouco mais da cultura cigana para esses estudantes".

O projeto "Lendas Ciganas" conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Paraná, e foi trazida ao município pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires e pela professora Gilce Primak. "Guarapuava é uma das cidades que está estabelecida na rota do povo cigano. Para nós é de extrema importância saber como esse povo vive, quais são suas tradições e culturas", finaliza Marlon Douglas Pires.

Colaboração Assessoria de Imprensa.