27°
Máx
13°
Min

Projeto quer transformar sítio de Maringá em palco de eventos culturais

(Foto: Divulgação) - Projeto quer transformar sítio em palco de eventos culturais
(Foto: Divulgação)

O projeto Luz na Escuridão quer transformar o Sítio Kimura - localizado no distrito de Floriano em Maringá - em um palco de eventos culturais. A ideia é realizar mensalmente encontros para exibição de filmes, apresentações artísticas e jantares com comidas típicas que possibilitem o compartilhamento de experiências entre os participantes.

O primeiro encontro será nesta quinta-feira (26), a partir das 18h. De acordo com os organizadores Rosangela Kimura, proprietária do sítio, e Paulo Campagnolo, coordenador do projeto Convite ao Cinema de Maringá, está programado o ensaio da peça “Pequeno tratado sobre a morte”, com Jucélia Cadamuro e Campagnolo.

Logo em seguida será servido o jantar com um prato espanhol, o guisado, um cozido de grão de bico, carnes e legumes, que também terá uma opção vegetariana. Haverá ainda uma sessão especial de cinema com um filme surpresa.

O valor do convite é de R$ 30 individual e R$ 50 para casal. Os ingressos podem ser adquiridos com os organizadores pelos telefones (44) 9841-1016 ou (44) 9711-0001. Também é possível comprar na hora do evento.

O sítio

O Sítio Kimura realiza atividades culturais desde 2009, quando recebeu apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Neste primeiro momento foi promovido o projeto "Arqueologia e História no Sítio Kimura: uma exposição da cultura material do acervo da ocupação humana da região de Maringá”.

Na exposição, os visitantes podiam conhecer todo o material arqueológico de ocupações pré-históricas da região, edificações, utensílios agrícolas e domésticos do período do café.

A família Kimura é pertencente à Província de Nagasaki, sul do Japão, passou pelo interior de São Paulo até a chegada nas lavouras de café do norte do Paraná, tornando-se pioneira da região.