22°
Máx
14°
Min

Secretaria da Cultura lança projeto “Domingo tem teatro”

Foto: Assessoria - Secretaria da Cultura lança projeto “Domingo tem teatro”
Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) nesta terça-feira (03), o edital do projeto Domingo Tem Teatro, que vai selecionar e premiar 24 espetáculos de teatro para crianças e adolescentes. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 16 de junho de 2016 conforme as regras do edital.

O objetivo é garantir que o público paranaense tenha opções de lazer e entretenimento, e também de valorizar a produção cultural dos grupos teatrais do Estado.

O projeto atende a meta 15 da proposta do Plano Estadual de Cultura, que é de implementar programas de formação de público e fomentar ações que atendam ao Plano Estadual da Criança e Adolescente.

“Desenvolvemos o projeto Circula Paraná que engloba uma série de ações culturais como o Profice, que no primeiro edital vai incentivar 174 projetos, que proporcionarão 950 ações em 209 municípios do Paraná. O Circula Paraná também viabilizou a captação de projetos que atenderão 75 cidades, e agora o Domingo Tem Teatro que é totalmente direcionado ao público infantil. Desta forma o Governo do Paraná, por meio da Secretária de Estado da Cultura vai desenvolvendo cada vem mais a cultura do nosso Estado”, diz Fiani.

O projeto vai atender uma demanda importante para as crianças paranaenses. As apresentações acontecerão no Teatro José Maria Santos, sempre às 11 horas, e a entrada será um brinquedo novo ou em bom estado com certificação do Inmetro que será doado ao Provopar.

“É com muita alegria que a gente recebe essa parceria com a Secretaria de estado da Cultura, isso significa que já estamos antecipando a coleta de brinquedos e é mais um parceiro de grande valia que sem duvidas vai ser o diferencial para a coleta de brinquedos para o Provopar estadual”, afirma a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski.

“Com o Domingo tem Teatro a gente firma uma posição de incentivador e promotor. E pelo fato de ser um evento que vai arrecadar brinquedos pro Provopar, nós fazemos um trabalho ao mesmo tempo cultural e social”, complementa Fiani.

Participaram da solenidade de lançamento, a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Mônica Rischbieter; o diretor artístico do CCTG, Cleverson Cavaleiro, o diretor artístico do Teatro José Maria Santos, José Basso, o vice-presidente do Provopar Estadual, Tufy Karan Geara, e representantes culturais.

Avaliação

Os trabalhos serão conduzidos por Comissão Especial de Avaliação Artística da Seec, a qual realizará o julgamento e a classificação final. Serão 02 representantes da Seec, 02 representantes do Centro Cultural Teatro Guairá e 01 representante do Sindicato dos Artistas e técnicos em espetáculos de diversão do Paraná (Sated).

Quem pode participar

Cada concorrente poderá participar com apenas um espetáculo. Somente poderá inscrever-se pessoa jurídica, legalmente constituída, de natureza cultural e com projetos de teatro voltados para crianças e adolescentes, conforme o edital.

Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente por Sedex, mediante a postagem própria do serviço, conforme prazo estipulado. Informações detalhadas com condições de participação, cronograma do edital, documentação para a inscrição, processo de seleção e divulgação do resultado devem ser consultadas no edital.

Colaboração: Secretaria da Cultura de Toledo