22°
Máx
16°
Min

Semana Nacional do Museu tem programação especial em Guarapuava

(Foto: Divulgação) - Semana Nacional do Museu tem programação especial em Guarapuava
(Foto: Divulgação)

A 14ª Semana Nacional de Museus acontece de 16 a 22 de maio, com o tema Museus e Paisagens Culturais. O evento é realizado em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Guarapuava, a programação já está montada e os museus da cidade contarão com mostras especiais. “Queremos que mais pessoas visitem e se encantem pelas maravilhas dos museus. Muita história e conhecimento estão nesses espaços. É por isto que incentivamos este evento”, destacou a diretora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim.

O Museu Visconde de Guarapuava exibirá a Mostra das Paisagens Culturais Afrodescendentes que existem em Guarapuava e peças relacionadas à sua cultura. Para grupos e escolas será realizada uma aula expositiva sobre o tema.  O Museu estará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. As escolas que forem visitar o Museu devem agendar através a visita pelo telefone tel:4236262426 (42) 3626-2426.

Já a Casa Benjamin C. Teixeira, realizará uma exposição com o tema “Recortes da Nossa História de 1930 em Guarapuava", na sala de exposições da Casa Joaquim Cardoso Teixeira, sede da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e do Instituto Histórico de Guarapuava. A Casa está localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1827. Os organizadores também promoverão palestras durante os dias 16 a 20 de maio, às 9h.

As escolas que desejarem participar das atividades devem entrar em contato e solicitar a inscrição.

Confira as datas das palestras da Casa Joaquim Cardoso Teixeira

  •  16/05- Revolução de 1930: Uma Leitura do Brasil, com o palestrante Prof. Dr. Ariel José Pires.
  • 17/05- Multidões em cena: A construção do imaginário salvacionista de Getúlio Vargas e Peron, com o palestrante Prof. Dr. Cláudio Cesar de Andrade.
  • 18/05- Estratégias da Evolução Agroindustrial no Paraná, com o palestrante Jhonatan Dantas.
  • 19/05- Correspondências de Guarapuava do século XIX, com a palestrante Profª Drª Terezinha Saldanha.
  • 20/05- Ferrovia Riozinho- Guarapuava (1934), com a palestrante Fernanda Motter.

Colaboração Assessoria de Imprensa.