Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Shakespeare ganha versão infanto-juvenil em premiado espetáculo

(Foto: João Caldas Filho / Assessoria de Imprensa) - Shakespeare ganha versão infanto-juvenil em premiado espetáculo
(Foto: João Caldas Filho / Assessoria de Imprensa)

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infanto-juvenil Bruxas da Escócia, nos dias 9 e 10 de abril. Livremente inspirado em Macbeth, de William Shakespeare (1554 - 1616), a montagem tem o objetivo de levar o universo do dramaturgo inglês para crianças a partir de cinco anos de idade.

A peça conta a história de Macbeth, um general escocês que após vencer uma batalha é surpreendido por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro. Dentre elas, a mais surpreendente é a de que ele em breve será rei. Ao saber disso, sua esposa o convence a cometer todo o tipo de traição para que ele, de fato, consiga o trono, não medindo esforços para realizar as projeções das bruxas.

Macbeth é coroado e, ao contrário do que o povo esperava, torna-se um tirano implacável que, junto à Lady Macbeth, comete inúmeras malvadezas aos seus súditos. Em um segundo encontro com as bruxas, elas garantem que ele só perderá o trono no dia em que a floresta caminhar até ele, algo que julgou impossível de acontecer. Não esperava, no entanto, que um exército disfarçado com galhos de árvores atacasse o castelo, derrotando o casal.

Bruxas da Escócia dá sequência à linha de pesquisa da Cia. Vagalum Tum Tum, que leva ao universo infanto-juvenil as obras de Shakespeare pelo olhar do palhaço, da Comedia Dell ́arte e dos Bobos. Os elementos trágicos do original são transpostos, pela ação do raciocínio do palhaço, em outros que remetem à graça e à poesia, sem abrir mão da essência do texto original – uma experiência atraente para as crianças e os adultos.

Montagem premiada

Bruxas da Escócia foi ganhador do Prêmio APCA 2014 de Melhor espetáculo com texto adaptado. Faturou também três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014: Melhor espetáculo infantil, Melhor direção e Melhor atriz coadjuvante. Foi indicado ainda ao Prêmio Governador do Estado 2014 na categoria Arte para criança.

Serviço

Bruxas  da Escócia

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 09 e 10 de abril de 2016

Hora: sábado, às 15h e 19h. Domingo, às 15h

Ingressos: vendas a partir de 02 de abril (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Colaboração Assessoria de Imprensa.