21°
Máx
17°
Min

Startup de Londrina lança na Bienal 1º livro com recurso de realidade aumentada

(foto: Divulgação) - Startup de Londrina lança 1º livro com recurso de realidade aumentada
(foto: Divulgação)

A Editora Digital do Brasil, startup que atua na área de Inovação em Educação Infantil, está na Bienal do livro em São Paulo promovendo o lançamento do seu primeiro livro com o recurso Realidade Aumentada. O livro faz parte do projeto ebooks Kids RA, que conta com a série “Laurinha, a menina lobinha”, uma história que enaltece os escoteiros. A personagem vem chamando a atenção do público da bienal ao ganhar vida e formato quando o celular é apontado para o livro, misturando-se à realidade e fazendo até “poses” para as fotografias.

De acordo com o CEO da startup, Luiz Antonio Monteiro Junior, a realidade aumentada é uma tendência para o futuro e o recurso deverá ser cada vez mais usado na educação. O processo permite a combinação das realidades física e virtual, por meio de um aplicativo de celular, por exemplo. “Estamos demonstrando o funcionamento do recurso, que é na verdade o futuro. Buscamos assim, incentivar a leitura para crianças e alunos em todo o Brasil. A combinação entre realidade e ambiente virtual prende a atenção e estimula áreas do cérebro da criança que motivam o aprendizado”, explica.

A startup é uma das pioneiras do uso da realidade aumentada na educação no Brasil. O recurso já é usado em áreas como indústria, construção civil, comércio, arquitetura, medicina e engenharias para finalidades diversas, como a produção de objetos ou melhor visualização de um projeto. Mais recentemente, a tecnologia se popularizou por meio do Game “Pokémon Go!”, que sobrepõe na cidade os personagens a serem caçados pelos jogadores.

Além de lançar o livro e apresentar seus produtos, a Editora Digital do Brasil também pretende expandir os negócios e fazer novas parcerias na Bienal. “Nosso projeto é abrangente, temos outros recursos em inovação que vêm sendo desenvolvidos e testados, que vão além dos livros em formato digital. Também buscamos parcerias com autores iniciantes e experientes, e com escolas, núcleos de educação e outras editoras, tanto no Brasil como no exterior”, explica. “Queremos empoderar editoras e autores neste novo mercado de inovação”, completa o CEO.

Na Bienal, o estande da editora está localizado na Rua K, no Estande da Travessa Literária.

Sobre a editora

A Editora Digital do Brasil é uma Startup educacional, localizada em Londrina, Paraná. A eBooks Kids R.A. é um projeto da Editora destinado a inovar o mercado editorial com a publicação de livros infantis com realidade aumentada, um recurso que visa incentivar as crianças em contato com o livro físico por meio da interação digital. A startup atua no desenvolvimento e distribuição de conteúdo para educação infantil e ensino fundamental I, com personagens próprios, através de livros e material didático no formato digital e impresso, visando apoio educacional nos processos de letramento, pré-alfabetização, alfabetização, pré-leitura, leitura, estratégia de leitura, compreensão e interpretação de textos.