23°
Máx
12°
Min

Terras de Mangueirinha e Palmas comemoram Dia do Índio

(Foto: Divulgação / portal RBJ) - Terras de Mangueirinha e Palmas comemoram Dia do Índio
(Foto: Divulgação / portal RBJ)

O Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19), é comemorado nas Terras Indígenas de Mangueirinha e Palmas, com a realização das respectivas Semanas Culturais. São diversas atividades da representação da cultura da sociedade Kaingang.

Em Palmas, a programação está concentrada na Escola Estadual Segso Tanh Sa. Conforme a diretora Alessandra Castilho, na Sexta Mostra Cultural Indígena, que começou ontem (18) e vai até amanhã (20) são apresentadas danças, cantos, músicas, exposição de comidas típicas, ervas medicinais, fotos, artesanatos. Além disso, também são disputados os jogos indígenas, agregando uma série de modalidades.

Na Terra Indígena de Mangueirinha, a programação será realizada até esta quarta-feira na Escola Kokoj Ty Han Já. Com o nome indígena de Kanhgás Jukre Si Vin, a semana prevê a apresentação de danças, contos, comidas típicas, artesanatos, ervas medicinais, jogos, pinturas, história e língua Kaingang.

Localizada na fronteira do Paraná e Santa Catarina, nos territórios municípios de Abelardo Luz e Palmas, na Terra Indígena moram aproximadamente 700 Kaingans nas aldeias Posto Indígena Palmas, Fioravante Esperança e Toldo das Lontras. Também há ainda algumas famílias da etnia Guarani.

Na Terra Indígena de Mangueirinha e que abrange os municípios de Coronel Vivida e Chopinzinho vivem mais de 1600 índios, sendo a maioria Kaigangs e um grupo de Guaranis. As diferentes etnias estão localizadas em várias aldeias: Sede, Paiol Queimado, Fazenda, Palmeirinha, Água Santa e Mato Branco,

Colaboração portal RBJ.