21°
Máx
17°
Min

Trama sobre gêmeas é a primeira obra infantil de Verissimo

Desde o nascimento da primeira neta, Lucinda, há alguns anos, Luis Fernando Verissimo passou a dedicar mais espaço para retratar o mundo infantil. O maravilhamento logo o convenceu a estrear na literatura para jovens com As Gêmeas de Moscou, que a Companhia das Letrinhas lança em outubro, próximo do dia 12.

Com ilustrações de Rogério Coelho, a obra acompanha Olga e Tatiana, irmãs gêmeas e bailarinas. Mesmo parecidas, as duas se diferenciam pelos atos - Olga se destacava mais que Tatiana no balé, mas era arrogante e tratava mal a irmã, que, mesmo assim, com seu jeito doce, sempre a apoiava. Certa noite, porém, quando a meia-calça de Olga cai durante uma apresentação, ela acaba recebendo uma valiosa lição.

Na conversa com o jornal O Estado de S. Paulo, Verissimo falou sobre o prazer de ser bem recebido pelo público infantojuvenil. "Encontro muitos adolescentes que dizem ter se iniciado na leitura com livros meus", comentou. "Isso é gratificante. De alguma forma, eu me sinto participante dessa luta, desse bom combate que é tentar criar um público leitor."

Verissimo gostou particularmente de saber que o organizador dos verbetes de Verissima, o jornalista e publicitário Marcelo Dunlop, aproximou-se de suas crônicas justamente sobre uma que tratava da morte. "Isso é raro, pois, normalmente jovens buscam ler sobre seus heróis ou outros assuntos mais próximos." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.