22°
Máx
16°
Min

UEL promove exposição sobre poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade

(foto: Divulgação) - UEL promove exposição sobre Carlos Drummond de Andrade
(foto: Divulgação)

O CCH Cultural abre na próxima quarta-feira (27), às 19 horas, na réplica da antiga igreja matriz de Londrina (Calçadão da UEL), uma exposição comemorativa que traz detalhes da vida do poeta Carlos Drummond de Andrade. É a mostra "Drummond - um poeta no meio do caminho". A abertura contará com uma apresentação do grupo de choro Regional Maria Boa.

A mostra estará aberta ao público até 30 de junho, na Réplica da matriz de Londrina, das 8 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A exposição celebra a doação de extenso acervo sobre o poeta e que consiste em cartas, desenhos, livros, revistas, fotografias e recortes, um material que enfatiza características já muito conhecidas de Drummond, como sua paixão por correspondências, seu humor refinado e irônico, sua introspecção, e o hábito de escrever versos de circunstância, como os bilhetes ao amigo e correspondente Nelson Bravo, doador do acervo.

Graças à doação, a UEL passa a contar com um rico material para pesquisa em diversas áreas, como Literatura, Linguagem e Filosofia, considerando a versatilidade e interdisciplinariedade do escritor. Ao exibir recortes da vida e obra de Drummond, a exposição mostrará como ele explorava a afetividade em seus versos; a simplicidade do seu cotidiano; seu apego às lembranças e a seu próprio tempo. Será possível ouvir as gravações de Drummond declamando as poesias que escreveu e desfrutar de um ambiente composto por exemplares de orquídeas, provenientes do orquidário da UEL.

O evento ocorrerá em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), que ficou como depositário do acervo doado.

Serviço

Mostra"Drummond - um poeta no meio do caminho"

Dia: 27 de abril, quarta-feira, às 19 horas.

Local: Réplica da antiga igreja matriz de Londrina - Calçadão do Campus Universitário.

A mostra estará aberta ao público até 30 de junho