23°
Máx
12°
Min

Último fim de semana para conferir exposições na Caixa Cultural

 Exposição A viagem pictórica, do artista carioca Bruno Miguel (Foto: Divulgação) - Último fim de semana para conferir exposições na Caixa Cultural
Exposição A viagem pictórica, do artista carioca Bruno Miguel (Foto: Divulgação)

Duas exposições encerram neste fim de semana na CAIXA Cultural Curitiba. Até o dia 28 de fevereiro (domingo), os curitibanos podem conferir as mostras A Sociedade  Cavalieri, de Pierre Lapalu, e A viagem pitoresca, de Bruno Miguel. A entrada é franca.

Com curadoria de Pierre Menard, A Sociedade Cavalieri conta a história de uma sociedade secreta de artistas gravadores que, por mais de 300 anos, atuou nos ateliês da Europa Ocidental e que teria reunido alguns dos maiores nomes da arte em todos os tempos.

A Sociedade Cavalieri conta a história de uma sociedade secreta de artistas (Foto: Divulgação)

A mostra, aberta para visitação na Galeria Térreo, é resultado do trabalho do artista curitibano Pierre Lapalu e tem como base o diálogo entre ficção e realidade – ou apropriação fictícia da realidade. Na verdade, a sociedade nunca existiu, embora o artista que a tenha inspirado seja real. Também é fictícia a curadoria, atribuída ao francês Pierre Menard (na verdade, personagem de um conto do autor argentino Jorge Luis Borges). Mas é real a crítica de Lapalu ao recorte histórico e acadêmico que se faz dos períodos da história da arte, capazes de ocultar uma figura como Giovanni Battista de’ Cavalieri.

Já na Galeria Mezanino está a exposição A viagem pictórica, do artista carioca Bruno Miguel. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, reúne pinturas, objetos e instalações, apresentando as obras mais representativas da sua trajetória. Em sua produção, Bruno foca na investigação sobre a pintura, o universo doméstico, a lógica do consumo e o imaginário pop, mesclando referências das chamadas alta e baixa cultura.

Conjuntos de tapetes e pratos decorativos de origens diversas acabam sendo um suporte inesperado para grandes pinturas, bem como tecidos estampados reunidos, transformados em telas. Nesses trabalhos, há imagens originadas de estampas de camisetas dos anos 80, embalagens de chiclete, letreiros de propaganda, antigos anúncios de TV, publicidade socialista, personagens atuais da internet e referências diretas ou indiretas às ideias de paisagem e de natureza morta.

Serviço

Exposições: A Sociedade Cavalieri e A  viagem pitoresca

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Visitação: até 28 de fevereiro

Horário da Galeria: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h

Ingressos: entrada franca

Informações: (41) 2118-5114.

Classificação etária: livre para todos os públicos

Colaboração Assessoria de Imprensa.