26°
Máx
19°
Min

Decoração do Natal de Pato Branco encanta visitantes

(Foto: Divulgação) - Decoração do Natal de Pato Branco encanta visitantes
(Foto: Divulgação)

Os visitantes do Natal de Pato Branco podem se encantar com a nova decoração da Casa do Papai Noel, que foi transformada na confeitaria do bom velhinho. Já a lateral da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é a “Vila do Papai Noel”, onde os cenários contam diferentes histórias. Pelas ruas da cidade, praça central, logradouros públicos e trevos, a decoração é um espetáculo à parte, surpreendendo os visitantes, inclusive, com araucárias que possuem decoração “gigante”, assim como o brinquedo instalado na Praça Presidente Vargas, que dá o ar de diversão à programação natalina.

Em 2015, a Casa do Papai Noel, assim como a programação de Natal, recebeu cerca de 300 mil visitantes, moradores de diversos estados brasileiros e do exterior. Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a participação da população está sendo ainda mais expressiva nesta nova edição. “Em virtude das novidades, cada vez atraímos mais visitantes, o que confirma o Natal de Pato Branco enquanto referência para o Sul do Brasil. Continuaremos trabalhando para aprimorar o nosso evento, que movimenta o comércio, a economia e associa o turismo aos sentimentos de fé, esperança e união que representam o Natal”, salienta.

Para a pato-branquense Camila Corrêa, a decoração transmite o verdadeiro simbolismo do Natal para todas as faixas etárias. “É um momento que nos deixa mais sensíveis e traz à tona o espírito natalino de paz e afeto. É uma bela iniciativa da Prefeitura tornar esse evento possível, que além de deixar a cidade com outro clima, marca essa época do ano, que é tão especial”, avalia.

Ela também enaltece a representatividade do Natal para quem reside em Pato Branco. “Ser pato-branquense é um orgulho, especialmente agora, quando pessoas de fora vêm nos visitar e podemos passear pela praça decorada, visitar a Casa do Papai Noel, andar na roda gigante, tirar fotos, gravar vídeos, enfim, ter lembranças que permanecerão por muito tempo. É importante termos essas opções encantadoras e que deixam todos admirados com a nossa cidade”, destaca Camila.

Após conhecer as novidades, Jeniffer Aline de Oliveira evidencia a interatividade dos bonecos que compõem a decoração da Casa do Papai Noel, uma vez que boa parte realiza movimentos, o que torna os cenários ainda mais reais. “A iniciativa mostra muita esperança, principalmente no brilho nos olhos das crianças, o que também me faz lembrar a minha infância. Não tem como não amar tudo”, conta.

A visitação na Casa do Papai Noel acontece de domingo a domingo, das 14h às 18h e das 19h às 23h – inclusive no dia 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o local estará aberto das 14h às 18h. O espaço receberá os visitantes até 05 de janeiro.

Detalhes da decoração

Nas ruas e logradouros públicos, 80% de toda a decoração foi reutilizada de anos anteriores. A cada nova edição, peças, ornamentos e luzes passam por reformas e adequações que permitem a reutilização. Instaladas em diversos pontos da cidade, neste ano são cerca de 130 árvores natalinas de festão (pinheiros), de diversos tamanhos, variando entre 2,10 metros a 9 metros de altura. Cada árvore destas possui cerca de 5 mil minilâmpadas de led.

Além disso, são aproximadamente 40 quilômetros de cordões de led na praça Presidente Vargas e em demais pontos da cidade. Apenas na avenida Tupi, para dar vida aos ornamentos, foram utilizados cerca de 2,8 quilômetros de mangueiras de led. Na mesma via e nos trevos que dão acesso à cidade, são 22 árvores vazadas em led, de diversos tamanhos, em que foram utilizados os leds que decoraram a praça central no ano passado.

A decoração natalina está, ainda, nas ruas Guarani e Ibiporã, na Casa do Artesão, nas rotatórias da região Sul, no Teatro Naura Rigon e no Mercado do Produtor. A comunidade de São Roque do Chopim, assim como nos anos anteriores, também será contemplada. Paralelamente, há três araucárias decoradas, na rua Tocantins, no bairro Novo Horizonte e em frente ao Correios da rua Caramuru.

Programação

Os visitantes do Natal de Pato Branco 2016 também podem acompanhar diversas apresentações artísticas locais e regionais, que acontecem no palco da Praça Presidente Vargas. A programação completa, que segue até 18 de dezembro, pode ser conferida no site oficial das festividades.

Além disso, também está sendo realizada a Feira Gastronômica organizada pelo Núcleo de Gastronomia de Pato Branco (Nugastrô), juntamente com diversas entidades e empresas parceiras. A feira segue até o dia 17 de dezembro, no Pavilhão São Pedro e conta com cardápio diversificado, servindo desde culinária regional até pratos orientais, assim como lanches.

Outra atração que chama a atenção dos visitantes é a roda gigante. O brinquedo, colorido e com design retrô, está entre os maiores exemplares itinerantes do Brasil funciona de domingo a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 23h30, com ingresso a R$ 5,00.

Colaboração Assessoria de Imprensa.