26°
Máx
19°
Min

Expo Japão espera receber 30 mil pessoas em Londrina

(foto: Divulgação) - Expo Japão espera receber 30 mil pessoas
(foto: Divulgação)

A Expo Japão 2016 realiza mais uma edição com o mérito de ser o maior evento de promoção e divulgação da cultura japonesa do Paraná. Este ano, a festa será realizada de 25 a 29 de maio, na sede campestre da ACEL– Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Serão cinco dias de muita arte, cultura, gastronomia, esporte, exposição agrícola, simpósio, entretenimento, entre outras atrações.

A festa, que celebra a riqueza e a tradição da cultura oriental, já se tornou um evento tradicional no calendário de Londrina. “A Expô Japão é o maior evento cultural e gastronômico da comunidade nikkey do interior do Paraná. O evento tem crescido a cada ano e estamos nos preparando para superar 2015, quando batemos o recorde de público de toda a nossa história”, informa Eduardo Tominaga, coordenador geral da feira.

Para receber os visitantes, a Expo Japão contará com uma grande estrutura, com estacionamento para 1.500 veículos e uma Praça de Alimentação com capacidade para atender 2.500 pessoas. “Este ano além dos tradicionais pratos servidos pelos departamentos da ACEL, teremos mais restaurantes renomados de Londrina, com o objetivo de atender melhor o visitante e com uma maior variedade e qualidade dos pratos servidos.”

Além das delícias da gastronomia oriental, outra atração da Expo Japão são as inúmeras apresentações artísticas com grupos de dança, cantores, além de grupos musicais e de taiko de Londrina e região. “Teremos também um novo espaço, chamado “Mundo Nerd”, voltado para o público que curte jogos de console e computador, Mangá, K-pop, Cosplay, ou seja, muitas coisas sobre a cultura nikkey contemporânea.”

Exposição Agrícola 

Dentro da programação da Expo Japão, serão realizados o 5ª AgroInovaTec, com debates e simpósios sobre agricultura, e a 55ª Exposição Agrícola, revelando uma mostra dos alimentos produzidos na região. São milhares de produtos que serão avaliados por uma comissão julgadora e premiados de acordo com a qualidade ou excentricidade. Ali também funciona o Mercado Agrícola, onde é possível comprar produtos artesanais e típicos da comunidade nikkey.

Festa da integração 

A expectativa é que 30 mil pessoas visitem a feira nos cinco dias de festa. Além de festejar e divulgar as artes, tradições e costumes da cultura japonesa, a Expo Japão é um evento que promove a integração dos descendentes orientais de várias gerações e também de muitos não descendentes, que se identificam de alguma forma com a comunidade nikkey, seja através dos hábitos, cultura ou da gastronomia.