22°
Máx
16°
Min

Expogua 2016 começa nesta sexta e reserva shows nacionais

Expectativa é reunir mais de 200 mil pessoas durante todo o evento (Foto: Divulgação) - Expogua 2016 começa nesta sexta e reserva shows nacionais
Expectativa é reunir mais de 200 mil pessoas durante todo o evento (Foto: Divulgação)

A 41ª Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua) começa nesta na sexta-feira (5) no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A feira é um dos maiores eventos agropecuários da região. O evento conta com leilões, julgamentos de raças, palestras técnicas, encontro de produtores de leite, além da praça de alimentação, pavilhão da indústria e comércio, parque de diversões, rodeios e shows. A expectativa é que durante os dez dias de Expogua, 200 mil pessoas prestigiem o evento.

Já na tarde da sexta, às 13h30, a programação inicia com um evento social, onde aproximadamente 400 crianças de três escolas municipais de Guarapuava farão uma visita ao parque, sob a coordenação da comissão de bovinocultura de leite. Haverá demonstração de ordenha, apresentação teatral e degustação de leite e de produtos derivados. Ainda no dia 5, às 14h, será realizada a avaliação de bezerras e novilhas das raças Jersey e Holandesa.

No mesmo dia, às 19h, será realizada a solenidade de abertura da 41ª Expogua, com as entidades organizadoras, apoiadores e autoridades.

Já no sábado (6), às 8h, acontece o Encontro de Produtores de Leite, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. Haverá duas palestras técnicas: Produção de Pastagens, com o professor do departamento de Agronomia da Unicentro, Sebastião Brasil; e Desafios para qualidade do leite, com José Augusto Horst, gerente do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná (PAELPR), da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH). Também no sábado acontece o 3º Campeonato de Cães de Faro de Entorpecentes 16º BPM, a partir das 8h.

Ainda no sábado, às 14h, será realizado o Leilão de Novilhas, no Recinto de Leilões do parque. Serão comercializadas novilhas prenhes selecionadas das raças Jersey e Holandesa. A noite, às 20h, será realizado o 8º Leilão Tabapuã, contando com 20 touros PO, cinco fêmeas PO e 100 novilhas para matrizes.

Também à noite acontece o show com a dupla sertaneja Marcos e Belutti. Informações sobre os ingressos na Sociedade Rural (localizada no Parque de Exposições Lacerda Werneck) ou pelo telefone (42) 3623-3896.

Já no domingo (7), acontece o 2º Leilão do Criador, às 14h, que contará com 10 touros Braford (Vaca Branca), 10 touros Charolês e 1000 bezerros e novilhas selecionadas.

Colaboração Assessoria de Imprensa.