22°
Máx
16°
Min

Festa da Cerejeira celebra 80 anos dos japoneses em Apucarana

Mais de 15 mil pessoas são aguardadas, a partir desta quinta-feira (16), na 22ª edição da Festa da Cerejeira em Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá), que comemora a cultura nipônica e leva esse nome por ser a árvore símbolo do Japão. Este ano, o evento terá ainda mais importância por celebrar os 80 anos da chegada dos japoneses à cidade.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 3 e a festa vai até domingo (19) com culinária típica, apresentações artísticas, feira de pequenos produtores, salão do automóvel e outras atividades da cultura oriental.

O evento será realizado na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). O presidente da entidade, Paulo Yoshi, destaca que os japoneses foram um dos primeiros povos a pisar em Apucarana, antes mesmo da criação do município.

A Festa da Cerejeira é patrimônio histórico e cultural de Apucarana. Em 2016, em comemoração aos 80 anos da presença nipônica, começará a instalação da Praça do Japão no Parque Jaboti, contendo um portal (tori), paisagismo com cerejeiras e uma ponte típica japonesa.