27°
Máx
13°
Min

Festa Nacional do Feijão Preto atrai milhares de pessoas no fim de semana

Ademar Traiano, governador em exercício, participou da Fenafep no sábado (Foto: Arnaldo Alves / ANPr) - Festa Nacional do Feijão Preto atrai milhares de pessoas
Ademar Traiano, governador em exercício, participou da Fenafep no sábado (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O governador em exercício Ademar Traiano participou neste sábado (13) da tradicional Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado. Em sua sétima edição, a festa é uma das maiores da região, que aconteceu entre quinta-feira (11) e domingo (14).

Capital Nacional do Feijão Preto, Prudentópolis promove a Fenafep com o objetivo de valorizar a agricultura familiar, a agroindústria e a gastronomia local. O evento também comemora os 110 anos do município, completados na sexta-feira (12).

“Um evento dessa natureza, além de promover o turismo no município, também propicia oportunidades de mostrar a todo o Estado, e também fora daqui, as riquezas que são produzidas em Prudentópolis”, disse Traiano. “É o município com a maior produção de feijão preto do País e tem, com esta festa, a chance de mostrar todo esse trabalho”, ressaltou.

A principal atração do evento é a maior feijoada do Brasil, servida neste sábado para mais de 3 mil pessoas. Uma equipe de 50 pessoas trabalhou por 27 horas para preparar e servir o prato, que levou 350 quilos de feijão, 1,4 mil quilos de carnes e mil litros de água. A panela onde foi feita a feijoada tem dois metros de altura e pesa, vazia, 12 toneladas. Uma concha foi adaptada em uma máquina retroescavadeira para retirar a feijoada da panela gigante.

“A festa está no Guiness Book como a maior feijoada do mundo. É uma iniciativa louvável e eu estou extremamente feliz em prestigiar este evento”, elogiou o governador em exercício.

Este ano foi a primeira vez que a feijoada foi preparada por pessoas naturais de Prudentópolis e com ingredientes do município. O responsável por comandar a equipe que preparou o prato foi Gentil Barsa, dono do Restaurate Iguaçu. “Para nós é um orgulho ser de Prudentópolis, estar aqui para fazer esta feijoada e andar no meio do povo recebendo os elogios”, afirmou.

A festa conta com uma estrutura completa, com estacionamento, expositores, palestras técnicas, voo panorâmico, atrações artísticas e culturais, gastronomia típica, exposição de máquinas agrícolas e veículos, feira de sabores e estandes com produtos diversos, tirolesa, Off Road, entre outras atrações.

Capital do Feijão

O Paraná é o principal produtor de feijão do Brasil, responsável por um quarto do que é produzido no País. Na safra 2016/2017, que ainda não terminou, já foram colhidas 595 mil toneladas de feijão no Estado, que abastecem o mercado interno e é também destinadas à exportação. Uma série de fatores contribuem com a produção, como o clima e solos favoráveis e o investimento do Governo do Estado em pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

Nesse cenário, Prudentópolis se destaca na produção de feijão preto, variedade que é consumida, principalmente, pelos estados da região Sul e pelo Rio de Janeiro. São produzidas por ano, em média, 41 mil toneladas da leguminosa no município, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os agricultores familiares são os principais responsáveis pela cultura de feijão no Estado. Em Prudentópolis, cerca de 6 mil famílias trabalham no cultivo do grão, que abastece o mercado paranaense e de outros estados.

Investimentos

Prudentópolis conta com diversos investimentos do Governo do Estado, principalmente na área de equipamentos e infraestrutura urbana. Desde 2011, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano destinou mais de R$ 11,4 milhões para 21 obras no município.

Entre as ações, estão a ampliação do Centro de Convivência do Idoso, aquisição de veículos e a construção de dois Centros da Juventude, um Centro de Saúde Básico de Atendimento Integral à Mulher e à Criança e de uma praça na Vila das Flores, que conta com campo de futebol com grama sintética, academia de terceira idade, playground, paisagismo e outros espaços de lazer para as famílias.

 Também foram feitos mais de 60,5 mil metros quadrados de recape asfáltico e 5,3 mil metros quadrados de calçadas com paisagismo e rampas de acessibilidade.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.