22°
Máx
16°
Min

Festival de Dança: Confira as atrações do final de semana

(foto: Fabio Alcover/Divulgação) - Festival de Dança: Confira as atrações do final de semana
(foto: Fabio Alcover/Divulgação)

A  mostra oficial do Festival de Dança de Londrina termina neste final de semana

No sábado (8) à tarde tem apresentação ao ar livre na arena do Zerão, aberta a todos os públicos. A companhia londrinense Os Palhaços de Rua, formada por Adriano Gouvella e Lucas Turino, chega às 16 horas para apresentar o espetáculo "Números". Depois de muitas andanças mundo afora, os palhaços Batata Doce e Turino já estão loucos para mostrar o que aprenderam em sua alegre aventura. Mas a sorte não está do lado desses camaradas e muitos desastres artísticos acometem a dupla. O público - especialmente a criançada - está convidado a entrar na dança pra auxiliar os trapalhões.

Noite de jazz

A companhia curitibana EF Jazz Company apresenta “Entre o Véu das Vozes” também neste sábado (8), às 20h30, no Teatro Mãe de Deus. O grupo dirigido por Eliane Fetzer pesquisa a linguagem do jazz em suas variações lyrical, modern e contemporâneo. No espetáculo, 16 bailarinos trazem formações coletivas, que se desfazem na mesma velocidade em que aparecem. A diretora propôs um trabalho a partir da escuta das vozes que circulam entre esses corpos, levando para a cena questões que envolvem as diferenças entre homens e mulheres. Destaque para o cenário do londrinense Gelson Amaral, feito de véus retorcidos que, com os jogos de iluminação, lembram estruturas orgânicas. A montagem foi premiada com o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville 2016, categoria Jazz Conjunto Sênior.

Clássicos no domingo

O 14º Festival de Dança de Londrina encerra a sua mostra oficial neste domingo (9), brindando o público com a beleza e o encanto do balé clássico. O programa de cerca de uma hora de duração é composto pelo grand pas de deux de “O Corsário”, apresentado pela incensada São Paulo Companhia de Dança (SP), e pela íntegra do 2º ato do balé “Giselle”, a cargo dos talentos londrinenses da Escola Municipal de Dança.

Convidada de honra da noite, a São Paulo Companhia de Dança, um dos mais importantes grupos de repertório da América Latina, leva à cena os bailarinos Thamiris Prata e Yoshi Suzuki para apresentar um dos números mais conhecidos da história da dança.

Talentos de casa

Como já é tradicional na noite de clássicos do Festival de Dança, a companhia convidada divide o palco com bailarinos londrinenses de alto nível técnico. Este ano, a Escola Municipal de Dança abre o programa com o 2º ato do balé “Giselle”, com um elenco de mais de 30 artistas.

As apresentações começam às 20h30, no Teatro Mãe de Deus, com ingressos a R$10 e R$ 5 (meia-entrada), à disposição do público nos pontos de venda e uma hora antes da apresentação no próprio teatro.

Extensão

Após a intensa programação de espetáculos nacionais e cursos que passaram por Londrina desde o dia 1º de outubro, o Festival de Dança realiza ainda uma extensão no fim do mês. De 27 a 31 de outubro, o evento oferece a oficina “Procura-se um Corpo”, da atriz Tânia Farias, integrante do grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, e encerra definitivamente a sua edição 2016 no dia 31, com o espetáculo internacional “Sakinan Göze Çöp Batar”, do multiartista francês Christian Rizzo. Ingressos e inscrições para a oficina já estão disponíveis na Funcart.

(com assessoria de imprensa)