22°
Máx
16°
Min

Mercado Municipal promove semana japonesa com campeonato de hashi

(Foto: Divulgação) - Mercado Municipal promove semana japonesa com campeonato de hashi
(Foto: Divulgação)

Gastronomia e arte estão na programação da Semana Cultural Japonesa que acontece de quinta (21) a domingo (23) no Mercado Municipal. No sábado (22), será realizado o divertido e já tradicional Campeonato de Hashi, entre 11 horas e 14 horas. Os participantes têm um minuto para colocar o maior número de feijões na tchawan (cumbuca) utilizando o hashi (palitos japoneses). Na tradição Shintoista, o hashi simboliza a ligação entre Deus e o homem. 

Outras duas oficinas, de furoshiki e origami, serão realizadas no mesmo período. A técnica de furoshiki, aplicada em um lenço de tecido, é utilizada para transportar os mais diversos tipos de objetos. Os usuários defendem que a técnica é ecologicamente correta porque substitui o papel e as sacolas plásticas, além de serem reutilizáveis. O origami é a arte milenar de dobrar papel – “ori”, dobrar e “kami”, papel. A partir de dobraduras, uma folha de papel assume diferentes formas de animais e flores.

Durante a semana, a arte floral japonesa será apresentada por uma exposição de ikebanas. Para quem quer conhecer um pouco mais da culinária (wahoku) poderá se inscrever gratuitamente na palestra que será realizada pelo chef Koike, nomeado Embaixador da Difusão de Culinária Japonesa pelo governo daquele país. 

A participação é limitada a 130 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo email cultura@c1.mofa.go.jp. As atividades no Mercado Municipal serão realizadas no mezanino do Mercado de Orgânicos. A semana é promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio da Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado (Ascesme) e Secretaria Municipal do Abastecimento.