24°
Máx
17°
Min

Prova dos Três Tambores vai premiar melhor amazona do Paraná na etapa de Campo Mourão

A final será no domingo (Foto: Divulgação) - Prova dos Três Tambores vai premiar melhor amazona do Paraná
A final será no domingo (Foto: Divulgação)

Começou na quinta-feira (7), em Campo Mourão, uma das etapas do Campeonato Paranaense de Rodeio Três Tambores, dentro da programação da Festa do Carneiro no Buraco. Nesta sexta-feira (8), a competição continua, com a final no domingo (10), elegendo a melhor amazona do estado.

As finais serão às 9h, 15h e 16h, na arena de rodeio do Parque de Exposições Getúlio Ferrari. A entrada é gratuita.

Como é a prova

A prova dos três tambores é uma corrida contra o tempo. Vence a competidora que contornar os três tambores, em um percurso triangular pré-estabelecido, no menor tempo possível.

A contagem, que antes era feita manualmente, hoje é realizada por meio de uma fotocélula. Assim que o pescoço do animal cruza a linha imaginária do ponto de partida, o cronômetro é acionado e finalizado com a chegada.

Se a atleta derrubar alguns dos tambores, são acrescentados cinco segundos no tempo final. Após o término da apresentação, se o animal tiver qualquer ferimento de chicote e ou espora, a amazona é desclassificada. Na sequência, todas as participantes devem ser pesadas, junto com o próprio equipamento – sela e manta. O peso mínimo exigido é de 65 quilos, para que a disputa fique equilibrada, com possibilidade de mantas extras para completar.

A prova começou como uma forma de ocupar as mulheres enquanto os maridos trabalhavam no campo. Elas selavam os cavalos e cavalgavam nas proximidades das casas. Hoje, a prova dos Três Tambores é disputada em quase todos os rodeios.

Colaboração Assessoria de Imprensa