27°
Máx
13°
Min

Simpósio Demo Sul reúne produtores musicais do Brasil e da América Latina

(foto: pixabay)  - Simpósio reúne produtores musicais do Brasil e da América Latina
(foto: pixabay)

O Festival Demo Sul de música independente comemora 16 anos e a edição vem em grande estilo. Além da programação musical plural, a programação formativa do Festival traz, nos dias 11 e 12 de Novembro, 16 importantes agentes do ecossistema musical do Brasil e da América Latina para o Simpósio Demo Sul.

São produtores musicais, proprietários de selos, gravadoras, casas e agências de música, diretores dos principais festivais independentes brasileiros e coordenadores de redes internacionais de música que estarão em Londrina para um final de semana de debate e rodadas de negócio.

Ocupando três salas do Sesi/AML, a programação do Simpósio é inteiramente gratuita, acontece paralelamente à do Festival Demo Sul, e conta com três mesas de debate, pocket-shows de grupos londrinenses e um dia inteiro de rodadas de negócios.

Novo formato

A programação do simpósio tem início na sexta-feira com a mesa de debates “Festivais e Feiras de Musica”, que reúne produtores, diretores de festivais e de agências de música para debater os Festivais e as Feiras como plataformas para os negócios da música independente.

Na sequência, a mesa “Música e exportação: América Latina x Mercado Mundial” vai reunir produtores brasileiros e latino-americanos para discutirem a realidade e as possibilidades para a circulação da música na América latina, diante do cenário internacional da produção e consumo de música.

Finalmente, a mesa “Selos e Casas de Shows” discute as novas possibilidades para a circulação e divulgação dos trabalhos musicais no cenário local de cada região do Brasil.

As mesas de debates serão intercaladas com 3 shows de bandas londrinenses, que terão a oportunidade de se apresentar para uma plateia refinada. “Vai ser um dos menores palcos do Festival, é verdade, mas nós selecionamos bandas que poderão apresentar seu trabalho para uma plateia importantíssima da música brasileira”, avalia Marcelo.

Novo terreno para novas ações

Nesta sexta-feira, 5, no SESC-Cadeião, a equipe de coordenação recebe bandas, músicos e produtores culturais da cidade para uma primeira apresentação pública do projeto Simpósio Demo Sul. Aberta a todos os interessados, a reunião acontece às 18h30, no café do SESC - Cadeião e, além de apresentar o projeto e cada um dos produtores que estarão presentes, vai se desdobrar em um grupo de ações preparatórias e consultivas que funcionará até o simpósio. “A gente entende que as feiras de música ainda não fazem parte da realidade londrinense e a intenção é mudar essa realidade, apresentar para os músicos a importância desse tipo de encontro e, principalmente, apresentar caminhos e possibilidades para o maior aproveitamento de uma ação como essa”.

(com assessoria de imprensa)