21°
Máx
17°
Min

Trio Roraimeira traz sonoridade do norte em animado show

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Trio Roraimeira traz sonoridade do norte em animado show
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show do Trio Roraimeira, de 13 a 15 de maio. Formado há mais de 30 anos por Zeca Preto, Eliakin Rufino e Neuber Uchôa, o grupo é responsável pela criação do Movimento Cultural Roraimeira, importante iniciativa que desdobrou-se em diversas manifestações artísticas, valorizando a cultura e a estética do estado de Roraima, localizado no norte do Brasil

O repertório conta com músicas alegres e têm forte ligação com a cultura indígena, ressaltando o potencial e as belezas naturais de Roraima. Além disso, tem ainda a mistura da salsa, marabaixo, carimbó, merengue e toada, que temperam e dão vida à música produzida no extremo norte do país.

O primeiro show do grupo foi em 1984, no Teatro Amazonas, em Manaus. A partir daí, começou o que chamaram de Movimento Cultural Roraimeira, contando inclusive com o lançamento de um manifesto. A iniciativa reuniu músicos, escritores, poetas, bailarinos e artistas visuais do Norte do país, passando por intensa tendência musical. O nome veio a partir da canção Rorameira, escrita pelo integrante do trio Zeca Preto. Recentemente, a obra passou a ser reconhecida como Hino Cultural de Roraima.

A ideia era o fortalecimento da identidade cultural regional, construindo uma estética local e abordando temas do cenário do estado, como as serras, os lavrados e as belezas naturais. Durante quase 20 anos, lançaram livros, discos, fizeram shows, exposições, programas de rádio e TV. Inspirada nos movimentos Modernista de 1922 e Tropicalista, a iniciativa teria sido o último movimento antropofágico do Brasil.

Vários fatores fazem de Roraima um local propício para o surgimento de uma cultura peculiar. Lá vivem brasileiros de várias partes do país, além de estrangeiros da Venezuela e Guiana. Ao mesmo tempo, a região é muito próxima ao Caribe, conta com a influência da cultura nordestina e tem forte presença dos povos indígenas – além da distância com o restante do Brasil.

Os três artistas dedicam-se também a carreiras solos, lançando discos e livros, além de fomentar a cultura local. Durante os últimos 30 anos, ao se reunirem como trio, gravaram discos como Roraima (ainda em vinil), O canto de Roraima e suas influências indígenas e caribenhas, e Roraimeira – O canto de Roraima.

Além das centenas de apresentações que já realizaram no Brasil, os artistas contam com shows na Venezuela, Alemanha e Suíça. O show terá ainda os músicos Amaury Gomes na percussão, Osíris Uchôa no baixo, Lira no acordeon e Alfredo Rolins na bateria.

Serviço

Música: Trio  Roraimeira

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 13 a 15 de maio de 2016

Hora: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h

Ingressos: vendas a partir de 07 de maio (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Classificação  etária: livre para todos os públicos

Colaboração Assessoria de Imprensa.