22°
Máx
14°
Min

Unioeste Cascavel promove 9ª “Mateada”

Foto: Divulgação - Unioeste Cascavel promove 9ª “Mateada”
Foto: Divulgação

A 9ª Mateada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, será realizada na próxima sexta-feira (16), com início às 17 horas, ao lado do prédio da Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC). O encontro é aberto para comunidade interna e externa que aprecia a tradição Gaúcha.

No dia haverá músicas gauchescas com violas e gaiteiros, dança a caráter e comidas típicas como: chimarrão, carreteiro feito em panela de ferro e churrasco em fogo de chão. Os participantes que tiverem interesse poderão estar pilchados (caracterizados com vestes gaúchas).

O coordenador do evento, professor Vilmar Malacarne, explica que a comemoração voltada ao dia 20 de setembro é um momento para se lembrar e cultuar a cultura gaúcha. “Na Unioeste a atividade ocorre há nove anos, ela foi criada porque no local trabalham muitos descendentes de gaúchos que cooperaram para a construção da Instituição. Então, não há nada mais justo e correto que haja um dia para as pessoas, que possuem ligação ou têm curiosidade em conhecer a cultura, tenham um espaço destinado ao evento”.

Semana Farroupilha

A comemoração à Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. Ela envolve praticamente toda a população do Estado e é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Em sua organização, na prática, ocorrem os festejos as manifestações culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

As comemorações da Revolução Farroupilha relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835.

Colaboração: Assessoria