22°
Máx
14°
Min

21ª Festa do Carneiro ao Molho de Vinho começa nesta sexta em Peabiru

Evento vai até domingo (Foto: Divulgação) - 21ª Festa do Carneiro ao Molho de Vinho começa nesta sexta em Peabiru
Evento vai até domingo (Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (19) a 21ª Festa do Carneiro ao Molho de Vinho em Peabiru (a 15 quilômetros de Campo Mourão). A novidade é que neste ano o evento contará com três dias de atrações, terminando no domingo (21). Além do prato típico, haverá shows, praça de alimentação e parque de diversões.

O almoço será servido apenas no domingo e o convite custa R$ 35 por pessoa, sendo que crianças de até nove anos não pagam. Foram disponibilizados 3 mil convites e a arrecadação será dividida entre a administração municipal e as entidades participantes.

Na compra do convite, a pessoa tem direito ao prato personalizado. Este ano, serão preparados cerca de 1,8 mil quilos de carneiro ao molho de vinho. Acompanham o prato arroz, saladas, purê e pirão.

Prato típico

Em Peabiru, o ensopado de carneiro era servido inicialmente entre patrícios árabes em festas de casamento ou ao término do Ramadã. Em virtude da significativa diminuição da comunidade libanesa no município nos anos 1980, o prato foi sendo esquecido.

Posteriormente, o pioneiro de origem ucraniana Wenceslau Macowski começou a prepará-lo e a servi-lo a um grupo de amigos em sua propriedade rural. Finalmente, em 1993, uma comissão escolheu a receita como prato típico do município, dando início à Festa do Carneiro ao Molho de Vinho.

Colaboração Tá Sabendo.com