28°
Máx
17°
Min

Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal com edição comemorativa

(Foto: Divulgação) - Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal
(Foto: Divulgação)

De 6 a 9 de outubro acontece a 5ª edição do Cacharitiba – 500 anos de cachaça no Mercado Municipal. Com realização da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), o evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia, 3° concurso de degustação às cegas durante a sexta-feira e sábado e o curso “Descoberta Sensorial da Cachaça”.

O tema dessa edição é em homenagem a história da cachaça. Registros apresentam hipóteses de que tudo tenha começado em 1516, comemorando assim, 500 anos da descoberta da cachaça. Com isso, o evento conta com programação preparada cuidadosamente e com muito capricho.

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira. Estima-se uma participação de aproximadamente 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

As cincos regiões brasileiras estarão representadas com cachaças locais. No âmbito paranaense, temos marcar importantes nacional e internacionalmente. A Porto Morretes Premium – envelhecida em carvalho, que foi eleita a melhor cachaça do Brasil em 2016, também estará presente. Outra marca da região sul é a Companheira Extra Premium, que ficou em 3° lugar no mesmo concurso. No geral, serão16 produtores, totalizando mais de 20 marcas e diversos produtos diferentes.

Gastronomia no evento

Délio Canabrava, Gilly M. Zapellini, D’Miranda Gastronomia são os chefs com presença confirmada.

Novidade em 2016

A maior novidade dessa edição é o curso “Descoberta Sensorial da Cachaça”, com a Dra. Aline Bortoletto, engenheira de Alimentos e Pós-doutoranda em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas. Durante três horas no sábado, 8 de outubro, ela irá apresentar tudo sobre a bebida – história, tipos diferentes, como se produz, como degusta e como é a avaliação.

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta.

Serviço

Local | Mercado Municipal de Curitiba

Praça de Convivência, setor de Hortifruti

Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 06 a 09 de outubro de 2016