24°
Máx
17°
Min

Concurso que mistura cerveja e gastronomia entra na reta final

(foto: Divulgação) - Concurso que mistura cerveja e gastronomia entra na reta final
(foto: Divulgação)

Os semifinalistas do primeiro Concurso Menu von Borstel vão preparar, para degustação dos jurados, as receitas criadas com harmonização de cerveja nas categorias entrada, prato principal e sobremesa. A análise será entre terça e quinta-feira.

Lançado no dia 24 de junho e organizado pela Cervejaria von Borstel e Menu Escola de Gastronomia, o concurso vai entrar para o calendário anual de eventos em Londrina com o objetivo de estimular os amantes da gastronomia a desenvolver novas receitas, sempre com adição de cerveja.

“Criar harmonização entre gastronomia e cerveja faz parte de uma nova cultura que une duas paixões dos brasileiros: comer bem e degustar uma boa cerveja”, afirma Marcus e Fernando von Borstel, à frente da Cervejaria que leva o sobrenome da família.

“Queremos dar a oportunidade às pessoas que gostam de gastronomia de desenvolverem receitas criativas e serem premiadas”, avaliam Paulo Lussick e Ana Paula Lopes, chefs da Menu Escola de Gastronomia.

A seleção dos semifinalistas foi baseada em seis critérios: viabilidade financeira da receita; facilidade para encontrar insumos na região; técnicas de preparo; facilidade de reprodução; harmonização dos ingredientes; e utilização de cerveja na receita. Entre os jurados estão chefs, jornalistas especializados, apresentadores de programas de TV, empresários do setor de gastronomia e fornecedores do segmento.

A grande final será realizada no dia 27 de agosto com nove finalistas, sendo vencedora uma receita por categoria. Todos os finalistas receberão como premiação um curso temático de gastronomia e uma dolma personalizada do concurso. E os três vencedores ganham prêmio em dinheiro de R$ 500,00, R$ 250,00 em vale compras no Musamar, o Troféu Menu von Borstel e a possibilidade de ter a receita preparada por restaurantes e confeitarias de Londrina.

Os restaurantes Baro Bistrô, Rosso Pomodoro, Mercado Guanabara e La Palme, e a confeitaria Mister Cuca, são alguns dos apoiadores do concurso que poderão integrar aos seus cardápios, receitas de entrada, prato principal e sobremesa harmonizadas com cerveja, selecionadas no concurso.