22°
Máx
17°
Min

Famílias produtoras passam por curso sobre conservas de legumes

Foto: Assessoria  - Famílias produtoras passam por curso sobre conservas de legumes
Foto: Assessoria

Cerca de 24 moradores das Vilas Rurais localizadas próximas ao Centro de Atendimento as Famílias (CAF) de Marechal Cândido Rondon receberam no dia 28 de julho um curso sobre conservas de legumes.

O evento foi realizado pela Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná pelo projeto Cultivando Água Boa da Itapu Binacional em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

Os trabalhos tiveram a duração de 8 horas de atividades com o principal objetivo de proporcionar aos participantes conceitos teóricos e práticos relacionados ao processamento desse alimento, como forma de aproveitamento de produtos produzidos pelo CAF e ainda com a intenção de abranger mais conhecimento perante os participantes proporcionando geração de renda.

No período da manhã as participantes tiveram uma explanação sobre qualidade de vida na sua total conjuntura e importância de uma alimentação saudável; etapas do processo de produção como: seleção dos produtos, pré-lavagem, corte, branqueamento, arrumação a embalagem; preparação da calda; fechamento dos vidros; tratamento térmico entre outras atividades.

No período da tarde todo o trabalho prático foi realizado. Os produtos fabricados foram: conservas mistas compostas por couve flor, nabo, beterraba, repolho, cebola, cenoura, brócolis, pepino, conserva de quiabo, rabanete e, ainda doce de banana pastoso.

De acordo com a técnica da Biolabore, e tecnóloga em alimentos, Debora Guerino Boico, é necessário ter criatividade para buscar novas ideias e soluções que atendam às demandas do mercado. 

No curso foram avaliados os atributos de qualidade: cor, sabor, aparência, textura, higiene, embalagem, fatores e características que o torne diferente dos outros encontrados no mercado. 

“O sucesso na produção de conservas depende, principalmente, do tipo de matéria-prima utilizada e do processamento adequado. Os cuidados com higiene e a manipulação adequada dos alimentos, ao longo de toda a cadeia produtiva, são, também, fatores importantes que interferem na qualidade final do produto”, finaliza a profissional.

Colaboração: Assessoria de imprensa