21°
Máx
17°
Min

Ícone gastronômico de Curitiba, Mercado Municipal celebra 58 anos

(Foto: Jaelson Lucas/SMCS) - Ícone gastronômico de Curitiba, Mercado Municipal celebra 58 anos
(Foto: Jaelson Lucas/SMCS)

O aniversário de 58 anos do Mercado Municipal foi comemorado nesta terça-feira (02) com festa. Um bolo muito especial, sorteios de almoços e cestas com produtos das lojas locais animaram o público presente, formado por frequentadores assíduos e turistas. Apresentação de MPB ao vivo e a execução do tradicional “Parabéns pra você” pela Banda Lyra completaram a comemoração, promovida pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).

“O Mercado é um ícone gastronômico de Curitiba. São 198 permissionários e mais de 20 mil itens oferecidos ao público”, afirmou o presidente da Ascesme, Mário Chiguemito Yamasaki, que elogiou a parceria entre associação e Prefeitura de Curitiba.“Estamos promovendo a modernização do Mercado mediante novas práticas de gestão, em um esforço comum entre a associação e a administração municipal”. 

Nos últimos anos, o Mercado Municipal tem desenvolvido processos de autogestão. O modelo faz com que os permissionários, agregados pela associação, sejam responsáveis pela gestão do negócio, com mais autonomia e poder de decisão sobre o espaço. “O objetivo é garantir um equipamento moderno, voltado às necessidades dos usuários, sem perder as características de um ponto de encontro e produtos variados e de qualidade”, explica Yamasaki.

O Município mantém a responsabilidade pela gestão pública do espaço, que envolve o cumprimento das normas de comercialização de alimentos. “O Mercado de Curitiba é reconhecido no Brasil todo pela qualidade, limpeza e organização. A parceria entre a Ascesme e a administração promove a otimização de recursos públicos”, afirma o secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto.

Cerca de 25 mil pessoas visitam o Mercado por semana, entre os quais 8 mil são turistas, de acordo com pesquisa recente do Sebrae-PR. 

História em bolo

O bolo de aniversário,assinado pela pastisserie Ana Paula Cruz, foi registrado em inúmeras fotos pelos presentes. Motivada pelo carinho que cultiva pelo Mercado Municipal, Ana Paula contou com a ajuda da arquiteta Marina Valente para contar a história do lugar por meio da guloseima. 

“O Mercado tem cor, tem sabor, tem beleza. Aqui é o lugar onde completo meus cinco sentidos. Ando por aqui e sinto o cheiro, me aguça o olhar, o paladar. Sou da roça, gosto do cheiro dos produtos, me sinto em casa. Moro há 25 anos em uma rua próxima por causa desse lugar”, diz a moça, natural de Kaloré, no Norte do Paraná.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação) Desde sábado, Ana trabalha na produção do bolo, feito com biomassa. “Todos os ingredientes utilizados são funcionais, tudo é comestível”, explica.

As três grandes transformações realizadas no local nos últimos 25 anos foram expostas em bolos distintos. Em um deles, a arquiteta Marina Valente usou elementos gráficos para mostrar a parte nova, com a fachada de vidro da Avenida Sete de Setembro. Em outro, remeteu à Rua da Paz, e o terceiro incluiu ícones arquitetônicos da Rua General Carneiro.