21°
Máx
17°
Min

Londrinenses unem paixões nacionais e produzem cerveja de café

Para quem já foi considerada capital mundial do café, Londrina virou palco de uma inovação somada a outra paixão brasileira, a cerveja. O resultado? A Kaffe Bier, produzida pela cervejaria Von Borstel.

A ideia surgiu em uma conversa de pai e filho entre Marcus e Fernando Von Borstel. Das primeiras ideias e dúvidas como o tipo de malte, a graduação alcoólica e o sabor até as experiências práticas foram cerca de seis meses.

Uma particularidade exigiu atenção especial: a escolha do tipo de café. Para isso, várias fazendas foram visitadas no Norte do Paraná até chegar a uma propriedade em Santa Mariana (92 km de Londrina), onde foi encontrada a variedade Catuaí Vermelho, um casamento perfeito com a ideia pensada pelos cervejeiros. Os grãos agradaram pelo cheiro marcante e O rigor da produção no campo selou a escolha.

O processo artesanal de produção começa com a moagem do malte da cevada e dura mais de 30 dias. A inserção do café vem na etapa final, depois da filtragem, adição de lúpulos e fermentação. Mas, para chegar até a receita ideal, foram 12 tentativas de produção.

O resultado já pode ser visto em bares da cidade e chama a atenção não apenas pelo paladar, mas principalmente pelo cheiro genuíno de café que se sente ao abrir a garrafa.

Os produtores apostam tanto na inovação que resolveram ser parceiros de um concurso de gastronomia com objetivo de harmonizar pratos usando cerveja.

O concurso Menu von Borstel acontecerá em três etapas em que serão avaliadas as categorias entrada, prato principal e sobremesa com adição e harmonização de cerveja.

As inscrições e postagens das receitas serão realizadas no ambiente virtual pelo site www.menuvonborstel.com. A etapa das inscrições e postagens segue até o dia 7 de agosto quando 24 candidatos serão selecionados com base nas fichas técnicas das receitas cadastradas, sendo oito por categoria.

Todos os selecionados serão convidados a executar a receita para degustação dos jurados, o que acontecerá entre 16 e 19 de agosto, na Menu Escola de Gastronomia. Os critérios serão subjetivos e avaliados com base no sabor e na apresentação dos pratos.

O regulamento completo e o passo a passo para as inscrições estão detalhados no site do concurso que é interativo para que o participante seja lembrado de todas etapas necessárias para a postagem da receita. A inscrição tem o valor de R$ 88,00 e dá direito a um kit com quatro cervejas von Borstel e um avental Menu von Borstel. Não poderão se inscrever candidatos menores de 18 anos.