22°
Máx
16°
Min

Mitos e verdade sobre a cerveja em lata

Discussão constante nas mesas dos bares, a diferença entre as cervejas de lata e de garrafa ainda dividem opiniões. Muitos apreciadores preferem a cerveja de garrafa por acreditar que conserva melhor o produto ou que a forma de envase é menos industrializada do que a de lata, mas será que essas afirmações têm fundamento?

Segundo a beer sommelier da Mr. Beer, Marina Cervi, além de ser mais prática do que as garrafas de vidro, as latas também são facilmente recicladas, o que contribui para o meio ambiente.

Para esclarecer algumas dúvidas, a beer sommelier da marca separou alguns mitos e verdades sobre a lata. Confira:

Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata

MITO. O recipiente não interfere no sabor, pois tanto a lata como a garrafa não transferem sabores para a bebida. Antigamente isso poderia acontecer nas latas, já que ainda não existia uma tecnologia que impedisse a transferência de sabores metálicos do recipiente para o líquido. Hoje em dia a lata possui na sua parte interna uma película que funciona como camada protetora. Acredito que ainda existe certo preconceito com latas por isso.

Lata protege melhor contra a luz

VERDADE. A iluminação, natural ou artificial, pode causar um defeito na cerveja chamado light-struck, que nada mais é que um aroma desagradável, muito associado com o cheiro de gambá. A lata, por não ser transparente, protege a cerveja do contato com a luz um pouco mais do que a garrafa. Garrafas de vidro marrom são um pouco mais protegidas desse problema do que outras. No geral, quanto mais escura a garrafa for, ou mais vedada por fora, mais protegida estará a bebida.

Lata gela mais rápido

VERDADE. Apesar de sua ótima proteção à luz, as latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura. Gelar mais rápido pode ser uma vantagem para muitos. Porém, da mesma forma que ela gela mais rápido, ela também esquenta mais rápido. Por isso deve-se tomar cuidado com as variações de temperatura, pois podem alterar o gosto da cerveja se repetida diversas vezes.

O vencimento da cerveja de lata é menor

MITO. Para aumentar o prazo de validade da bebida elas passam por um processo de pasteurização, que pode ser feito tanto na de lata quanto na de garrafa.