22°
Máx
14°
Min

Tradição familiar de sucesso da entrega em carroças ao conceito máster de Padaria

Camila Kaminski é engenheira de alimentos e especializada em pâtisser e boulanger - Tradição familiar da entrega em carroças ao conceito máster de Padaria
Camila Kaminski é engenheira de alimentos e especializada em pâtisser e boulanger

O Empório Kaminski, está no mercado curitibano desde 1930. Uma empresa que começou lá atrás com o bisavô da atual Chef do Empório Kaminski, Camila. Alexandre Kaminski, filho de imigrantes poloneses, fundou a panificadora "Universal", no Água Verde e vendia pão e leite de porta em porta em carroças. O empreendimento começou ganhar força e chegou a 30 carroças, mas com uma maior quantidade de produtos (outros tipos de pães, bolos, biscoitos e sonhos). Esse crescimento ainda contava com a ajuda dos filhos e da família.

Já a década de 60, trouxe com ela o crescimento da empresa. E quem assume as rédeas da empresa é o filho de Alexandre, Nelson Kaminski. Com a ajuda do filho, Nelson Junior, in Memoriam, Nelson criou a fábrica de pães no Santa Quitéria e mais tarde uma filial perto do Passeio Público. Como a empresa é uma tradição familiar, quem assume os negócios é a filha Cristine, tendo ainda a supervisão diária, além do zelo do pai, o senhor Nelson, que hoje em dia é um relações públicas do empreendimento. "Tenho muito orgulho da nossa história e todo o trajeto que nos trouxe até aqui, nesse formato que temos hoje. Valorizamos muito nosso pão de todo dia, afinal é com ele que fizemos uma linda história no mercado local", diz orgulhosa a empresária Cristine.

Os anos passaram, mais precisamente 86 anos e o que antes era a tradicional  Panificadora Kaminski agora é Empório Kaminski. Uma versão aprimorada e ainda mais completa e profissionalizada. Contrariando muitos casos em que a família precisa abandonar a empresa para profissionalizar e crescer, a família Kaminski desde cedo buscou a profissionalização e hoje em dia toca a empresa e garante o sucesso e crescimento.

Segundo dados do Sebrae Nacional de 2016, existem pontos fortes e fracos em empresas familiares. Os fortes são ter um comando único e centralizado permitindo reações rápidas e estratégias diretas; estrutura "enxuta"; importantes relações decorrentes de um nome respeitado; organização interna leal e dedicada; laços entre empregados antigos e os proprietários exercem papel importante no desempenho da empresa; sensibilidade em relação ao bem-estar das pessoas ligadas à empresa; continuidade e integridade de diretrizes administrativas da empresa.

Já entre os ponto fracos, existem dois períodos: primeira geração com o fundador vivo e a segunda que se dá a transição. O que mais se destaca são os laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa; falta de planejamento para médio e longo prazos e a falta de preparação/formação profissional para os herdeiros.

Justamente abrindo o campo de visão e lidando hoje com a empresa e não apenas com o sonho do bisavô, que a família Kaminski vive (até hoje), buscando especializações na área. Atuando há aproximadamente 7 anos na empresa, Camila Kaminski é engenheira de alimentos por formação e há 4 anos especializada em pâtisser (confeitaria) e boulanger (padaria). Já Rodrigo atua na parte administrativa e financeira da empresa, e tem como formação engenharia mecânica.

E foi com essa nova administração que a mais recente loja da empresa, mudou para um conceito máster, modelo de atendimento presente nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia principal dos sócios Cristine, Camila e Rodrigo Kaminski foi unir as necessidades básicas diárias e triviais aos mais sofisticados produtos e serviços. A ideia de criar um novo espaço veio da observação das novas demandas do mercado, somada ao sonho de renovar a empresa, inovar em serviços e trazer para a cidade um conceito diferenciado de loja. “Segundo a estratégia traçada, quando concebemos o projeto desta loja, nossa visão é a de buscar ser a melhor panificadora de Curitiba e referência no Paraná. Nossa missão é proporcionar, constantemente, momentos felizes e agradáveis aos clientes e colaboradores, através de um bom ambiente de trabalho e produtos com alto padrão de qualidade”, explica Cristine Kaminski.