26°
Máx
19°
Min

Com agenda internacional intensa, Vale da Seda promove exposição em Maringá

Evento será nesta quinta-feira (Foto: Vale da Seda) - Com agenda internacional intensa, Vale da Seda promove exposição
Evento será nesta quinta-feira (Foto: Vale da Seda)

Roupas de seda produzidas no Paraná estarão na Who’s Next, uma das mais renomadas feiras de moda da França, que será realizada entre os dias 2 e 5 de novembro, em Paris. Mas antes, a coleção pode ser vista em Maringá, nesta quinta-feira (18), às 20h, em uma exposição no Instituto Vale da Seda, que também reunirá outras peças que irão para o exterior.

As roupas, em sua maioria blusas, foram produzidas por três empresas de Maringá (Must, Scalon e Via Tolentino) e duas de Curitiba (Abbici e NovoLouvre). A expectativa é inserir empresas do estado no comércio mundial de seda.

Um painel de 4 m², feito de seda brasileira, também estará em exibição. Ele será levado para as autoridades que vão participar da reunião do G20 em Hangzhou, na China, nos dias 4 e 5 de setembro. A ideia é apresentar proposta de sustentabilidade relacionada à indústria da moda.

No noroeste do Paraná, 29 municípios fazem parte do projeto Vale da Seda, que organiza o evento desta quinta-feira. O presidente da entidade, o empresário maringaense João Berdu, vai apresentar a palestra “A indústria da seda e o desejo da geração Milênio de redução da pegada de carbono” no 4º Simpósio Internacional de Tecnologia e Ciência Têxtil Avançada, que será realizado em outubro na Universidade de Ciência e Tecnologia de Zhejiang, na China.  

No Instituto Vale da Seda também estarão expostos vestidos-arte produzidos pelo designer de moda Enéas Neto a partir de oficinas realizadas com alunos do curso de Moda de cinco universidades de Maringá e região (UEM, UEL, Unicesumar, Unipar e UTFPR).

As peças serão apresentadas em Mulhouse, na França, durante a exposição Promenade surréelle au jardin des mûriers - à la découverte du Val de La Soie, Brési (Passeio surreal ao jardim das amoreiras – a descoberta do Vale da Seda, Brasil). O evento acontece de 6 a 24 de setembro e é organizado pela associação Les Sheds, dedicada ao consumo sustentável. 

A exposição no Instituto Vale da Seda em Maringá acontece nesta quinta-feira, na sede da entidade, na Avenida Centenário, 116, setor 4. Mais informações pelos telefones (44) 9961-2110 ou (44) 3028-0404.

Programação internacional do Vale da Seda

  • De 2 a 5 de setembro em Paris, França - Participação da feira de moda Who’s Next, com coleção de blusas;
  • 5 de setembro em Hangzhou, China - Exposição de painel Seda e Sustentabilidade;
  • De 6 a 24 de setembro em Mulhouse, França - Exposição de cinco vestidos-arte produzidos por Enéas Neto;
  • 13 de outubro em Hangzhou, China - Apresentação do artigo “A indústria da seda e o desejo da geração Milênio de redução da pegada de carbono”.

Colaboração Assessoria de Imprensa