24°
Máx
17°
Min

Modelo faz campanha para o fim do termo 'plus size'

Stefania Ferrario tem 23 anos e é modelo desde os 16. Considerada "plus size", a australiana lançou uma campanha em seu Instagram para que o termo seja extinguido do mercado de moda.

Em suas redes sociais, que contabilizam mais de 370 mil seguidores, ela fala sobre o quanto se sente incomodada em ser chamada de "plus" e como isso pode abalar a autoestima de todas as meninas que são influenciadas pela indústria da moda. A hashtag "#DropThePlus" (abaixo o "mais") acompanha o seu depoimento e é o mote da campanha, que já ganhou muitas adeptas.

"Eu sou uma modelo, ponto final. Infelizmente, na indústria da moda, se você usa acima do tamanho 4 dos Estados Unidos, você é considerada 'plus size', e eu sou frequentemente classificada assim. Eu não acho isso empoderador", escreveu Stefania. "Vamos ter modelos de todas as formas, tamanhos e etnias e deixar pra lá os rótulos. Eu não me orgulho de ser chamada de 'plus', mas me orgulho de ser chamada de 'modelo', que é a minha profissão!", acrescentou.

Ela lembrou que, na indústria da moda, quem usa acima do tamanho 4 já e considerada "plus", mesmo que o tamanho médio da população normal seja entre 12 e 14. "As jovens são muito influenciadas pela indústria da moda e ver que modelos que usam o seu tamanho ou números menores são chamadas de 'plus size' faz com que elas acreditem que os seus corpos são maiores do que deveriam e que isso não é 'normal'. É um formato extremamente prejudicial e enganoso 'organizar' mulheres (e homens) através uma série de questões de imagem corporal", argumentou.

Com a campanha ganhando corpo, a maioria das agências de modelos começou a trocar o termo "plus size" por "curvilíneo", ou mudaram as modelos com mais curvas para a categoria principal sem qualquer segregação. "Este é um enorme passo para a aceitação do corpo e da igualdade. Mesmo assim, infelizmente nós continuamos a ver o 'plus size' nos meios de comunicação e lojas... então ainda há trabalho a ser feito!", escreveu Stefania.