22°
Máx
14°
Min

Braseiro apresenta mistura de samba curitibano e carioca em Umuarama

Grupo apresenta primeiro CD  "Braseiro-Ascende o Samba" (Foto: Divulgação) - Braseiro apresenta mistura de samba curitibano e carioca em Umuarama
Grupo apresenta primeiro CD "Braseiro-Ascende o Samba" (Foto: Divulgação)

O Circuito Cultural Sesi promove o show gratuito do grupo de samba curitibano Braseiro nesta terça-feira (28), no Centro Cultural Vera Schubertem Umuarama. O repertório é composto pelas músicas do primeiro CD “Braseiro – Ascende o Samba”.

Com uma seleção de canções de compositores curitibanos e cariocas, o grupo faz um recorte do samba urbano da capital paranaense, com histórias e peculiaridades, sem esquecer do samba que deu origem. 

“É um samba dolente, cadenciado, feito nas primeiras escolas no Rio de Janeiro”, conta a vocalista Luciane Alves.

A seleção contempla autores curitibanos e cariocas, como os atualíssimos Ricardo Salmazo, Bruno Santos Lima, Léo Fé, Wilson Moreira, Pedro Amorim, Claudio Peba, Elias de Fernandes, e os antigos e eternos Ismael Silva, Wilson Batista e a dupla Bide e Marçal.

Com a mesma formação dos tradicionais grupos regionais que fizeram história na música brasileira, Braseiro tem no choro e no samba a expressão principal. Atualmente é formado pela vocalista Luciane Alves, Jonas Lopes no bandolim e cavaquinho, Lucas Melo no violão de 7 cordas, Otto Lenon na percussão e Ricardo Salmazo também na percussão e na voz.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

“Ascende o samba é a exaltação do samba como expressão da cultura popular, reflexo de uma identidade brasileira em suas variadas nuances, ponto de vista e vivências. Sem esquecer que celebramos a cultura negra e o samba de excelente qualidade que vem sendo praticado nos redutos curitibanos, de onde nascemos”, conta Luciane.

O show será às 20h e a classificação é livre. O Braseiro ainda se apresentará nos próximos dias em Apucarana, Campo Mourão, Loanda e Maringá. Confira a programação completa no site do evento.