28°
Máx
17°
Min

‘Camerata Antiqua’ abre programação do 27º Festival de Música de Cascavel

Foto: Divulgação - ‘Camerata Antiqua’ abre o 27º Festival de Música de Cascavel
Foto: Divulgação

Um dos símbolos da música paranaense, a Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta neste domingo (10), no Teatro Municipal, às 20h30, abrindo a programação de concertos do 27º Festival de Música de Cascavel. A Camerata tem mais de 40 anos de tradição na música, com repertório erudito, porém explorando vertentes contemporâneas de artistas nacionais e internacionais. O grupo tornou-se referência no cenário musical.

De acordo com a coordenadora do Festival, Giordana Galvan Lube, a proposta do evento é a de respeitar a tradição.

“Construímos uma tradição em 27 anos de festival. Agora trabalhamos para manter esse legado trazendo novos professores a cada ano e buscando sempre a valorização da música”.

Este ano o festival traz 35 oficinas com professores renomados no cenário musical. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online na página da Secretaria de Cultura. O aluno paga uma taxa única e tem direito a escolher quantas oficinas quiser, contanto que não haja choque de horário. As práticas em conjunto são todas gratuitas, assim como a aula de musicalização infantil.

Espetáculos:

  • Na segunda-feira (11), os corais da Cia. Da Música, Sicoob Novos Cantos, Coral da Copel, Coral Globoaves, Coral Municipal de Cascavel e Coral Outubro Rosa se apresentam juntamente com a atração internacional Coro “El Magisterio”, diretamente do Chile.
  • Na terça-feira (12), os grupos Café Balaio, Bico de Pato Caixa de Fósforo e Harmony apresentam um repertório instrumental.
  • Quarta-feira (13) é noite de rock no Teatro Municipal, com as bandas Criminal Love e Amnésia.
  • Na quinta-feira (14) os professores que vão ministrar as aulas comandam o espetáculo.
  • Na sexta-feira (15) alunos escolhidos por eles, durante as oficinas, apresentam seu talento.
  • No sábado (16), encerrando a programação artística, alunos e professores do festival se apresentam.

Durante os dias de festival permanecerá instalada uma exposição de artes dos alunos do Projeto Transformar, promovido pela Secretaria de Cultura, e que oferece aulas de artes e música de forma gratuita. As obras são poesias do escritor Alonzo Tomaz, ilustradas pelos alunos de artes visuais do projeto.

Os ingressos para as apresentações já estão disponíveis e podem ser retirados no Teatro Municipal de Cascavel, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O custo é um quilo de alimento, a ser repassado a entidades beneficentes, que deve ser entregue no ato de retirada do ingresso.

Colaboração: Secretaria da Cultura Cascavel