23°
Máx
12°
Min

CANTORITIBA tem recorde de corais inscritos

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - CANTORITIBA tem recorde de corais inscritos
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

A terceira edição do CANTORITIBA (Festival Internacional de Corais de Curitiba) registrou um aumento de 150% no número de inscritos, em relação ao ano passado. O recorde de participantes aumenta ainda mais a expectativa para o evento, que acontece de 15 a 24 de julho, em diversos locais da capital paranaense.

As inscrições, encerradas no dia 30 de abril, registraram a participação de 30 grupos de seis estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Neste ano, o evento irá movimentar cerca de 1000 coralistas. Além do volume, a qualidade e o repertório dos corais que confirmaram presença também impressionaram os organizadores do festival.

O diretor de produção do CANTORITIBA, Hélcio Pimentel, afirma que o expressivo aumento neste ano está associado ao novo formato do evento, ao forte trabalho de divulgação e ao apoio da Prefeitura de Curitiba, que inseriu o festival na programação da cidade.

Em paralelo à disputa característica dos festivais de música, a organização criou neste ano a mostra não competitiva. “Os grupos atenderam ao chamado para este novo formato, no qual os coralistas podem aprimorar ainda mais as técnicas, sem participar da competição”, explica Pimentel.

Dos 30 grupos inscritos, 12 farão parte do concurso e 18 das apresentações livres. O Paraná é o estado com o maior número de corais (17), seguido pelo Rio Grande do Sul, que terá quatro representantes.

De acordo com a organização, o público e os grupos de coro vão sair beneficiados com as novidades. "O evento será mais dinâmico, com diversas trocas de experiências e apresentações diferenciadas", adianta Pimentel.

Em relação ao público, a finalidade é aumentar o contato da população com os corais, para incentivar a formação de plateia para este tipo de evento. Por isso, neste ano, os organizadores criaram o voto popular. "Assim, as pessoas que assistirem às apresentações poderão participar e se envolver mais com o festival", argumenta o diretor.

Já com os corais, diante de um maior número de participantes, cria-se a oportunidade para um ambiente de intercâmbio e troca de experiências. “Eles poderão obter aprimoramento técnico, pois estarão em contato direto com novas referências trazidas pelos participantes, além de ter um feedback bastante aprofundado dos avaliadores”, ressalta Pimentel.

O CANTORITIBA será aberto no dia 15 de julho e a grande final está marcada para o dia 24 do mesmo mês na Ópera de Arame. Estão programadas apresentações no Teatro Paiol, Capela Santa Maria, Memorial de Curitiba e nas Ruínas do Alto São Francisco. Também foram organizadas apresentações especiais no Largo da Ordem, na Arena Digital da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), além de inserções na programação da TV Evangelizar.

Em breve, os ingressos para as apresentações começarão a ser vendidos. A lista de pontos de comercialização será divulgada no site www.cantoritiba.com.br.

O Festival

O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, tornou-se um evento oficial da cidade com a chancela da Secretaria de Turismo de Curitiba. Em 2015, o evento promovido pela H. Pimentel contou com a participação de grupos de vários estados na Capela Santa Maria, no Teatro da Reitoria e no Memorial de Curitiba, reunindo um público de mais de 5 mil pessoas. Em paralelo, aconteceram cinco oficinas de Canto Coral gratuitas e abertas à comunidade. A 3ª edição, marcada para julho de 2016, pretende consolidar o evento, tornando-o uma referência no País e um dos principais da América Latina.

Colaboração Assessoria de Imprensa.