22°
Máx
16°
Min

Começa 2º Festival Internacional de Música de Maringá

Os convidados desta terça-feira vêm de São Paulo (Foto: Divulgação) - Começa 2º Festival Internacional de Música de Maringá
Os convidados desta terça-feira vêm de São Paulo (Foto: Divulgação)

Começou o 2º Festival Internacional de Música de Maringá (Fimma), que vai até o próximo domingo (17) com diversos concertos e uma grade de oficinas. Nesta terça-feira (11), o quarteto de cordas Ensemble São Paulo e o clarinetista Luis Afonso Montanha se apresentam no Teatro Calil Haddad, às 20h30, com entrada gratuita.

A Orquestra Filarmônia Unicesumar, sob a regência do maestro Davi Oliveira, abriu o evento nesse domingo (10). “Através do festival surgem projetos paralelos, intercâmbios, formações de grupos, uma verdadeira socialização cultural. A última edição colaborou nesse sentido e certamente na edição de 2016 esse ambiente será uma realidade. Estamos incentivando a participação de todos os músicos desse seguimento, e esperamos um Fimma cheio de expectativas, conquistas e muito sucesso”, declarou o maestro.

Durante o festival, serão realizados concertos sociais em diversos pontos de Maringá, sempre às 15h. Nesta segunda-feira, a apresentação será no Paço Municipal. Na terça-feira (12) é o dia do Terminal Urbano, Hospital Municipal na quarta (13), Lar dos Velhinhos na quinta (14) e Casa de Nazaré na sexta (15).

Também serão realizados concertos acadêmicos com os alunos do Fimma e oficinas com ensaios de coro e orquestra.

Ensemble SP e Luis Afonso Montanha

O quarteto de cordas Ensemble é formado por músicos de intensa atividade no cenário brasileiro e internacional, com obras desde o período pré-clássico até os dias atuais. Seus integrantes são premiados em diversos concursos, como APCA e Carlos Gomes. Já Luis Afonso Montanha é o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Os ingressos para o concerto serão distribuídos a partir das 19h30 no Teatro Calil Haddad. Mais informações sobre a programação do festival estão disponíveis no site oficial do evento.

Repertório desta terça-feira

Johannes Brahms (1833-1897) - Quinteto para clarineta e cordas, op. 115
                    1. Allegro
                    2. Adagio
                    3. Andantino
                    4. Con moto
Aylton Escobar (1943 - )“Apenas um Momento Lírico” para clarinete, quarteto de cordas e eletroacústica

Luca Raele - Chuva e Depois

                       Violino I: Betina Stegman

                      Violino II Nelson Rios

                      Viola: Marcelo Jaffé

                      Violoncelo: Roberto Suetholz

                      Clarineta: Luis Afonso Montanha

Colaboração Assessoria de Imprensa