22°
Máx
17°
Min

Concurso para solistas tem mais de 80 inscritos de 13 estados

(Foto: Divulgação) - Concurso para solistas tem mais de 80 inscritos de 13 estados
(Foto: Divulgação)

Treze diferentes estados brasileiros abrigam os 86 inscritos no III Concurso Waslau Borkowski para Solista Instrumental, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Orquestra Sinfônica e Conservatório Maestro Paulino. No total, o edital recebeu inscrições em 16 instrumentos. Além dos regionais, serão selecionados até 10 músicos nacionais para a grande final, que acontece no dia 17 de junho, no auditório do Centro de Cultura, durante o 8º Festival de Música de Ponta Grossa.

Entre os candidatos estão músicos da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. O estado com maior número de inscritos na categoria nacional foi São Paulo, com 27 inscritos, seguido pelo Paraná, com 24 candidatos. O instrumento com maior número de inscritos, 13 ao total, foi a flauta transversal. Além da flauta, outros 15 instrumentos tiveram inscrições, como clarineta e violino – cada um com 11 inscritos. Entre os candidatos da categoria regional estão violoncelistas, fagotistas, saxofonistas e pianistas que moram em Ponta Grossa, Palmeira e Piraí do Sul, municípios integrantes dos Campos Gerais.

Para o maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Jorge Augusto Scheffer, além do número de inscritos destaca-se a qualidade artística dos músicos. “O julgamento, que será feito por especialistas da área em nosso país, será extremamente complexo pelo elevado nível artístico de todos os inscritos, em ambas categorias”, afirma. Scheffer também aponta a diversidade de músicos como ponto essencial para a realização do concurso. “Como diretor artístico estou extremamente feliz com o resultado das inscrições”, diz.

A primeira edição do concurso aconteceu em 2011 e a segunda em 2012, conta o diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves, Douglas Passoni. “O concurso surgiu de uma necessidade interna do Conservatório em atender os alunos da escola e proporcionar a experiência de participar de um concurso. Este ano tivemos um crescimento exponencial do edital”, relata.

Durante a próxima etapa, a banca examinadora irá avaliar o material audiovisual enviado durante a inscrição. Ao todo, dez finalistas de cada categoria irão participar das audições presenciais. A lista dos candidatos finalistas será divulgada até o dia 01 de julho no site da Fundação Municipal de Cultura, bem como no Diário Oficial do Município. Os finalistas serão comunicados da aprovação via e-mail e devem confirmar a presença nas audições até o dia 04 de julho.

Colaboração Assessoria de Imprensa.