21°
Máx
17°
Min

Coro Cidade de Ponta Grossa estreia concerto cênico 'Mulheres'

(Foto: Divulgação) - Coro Cidade de Ponta Grossa estreia concerto cênico 'Mulheres'
(Foto: Divulgação)

Repensar o papel da mulher na sociedade. A proposta do concerto cênico ‘Mulheres’, realizado pelo Coro Cidade de Ponta Grossa (CCPG), em parceria com o Studio de Dança Fabíola Capri, é convidar o público a questionar o espaço da mulher na sociedade contemporânea a partir das letras de músicas brasileiras de diversos gêneros. A estreia acontece nesta quarta-feira, 25, às 20h, no Cine-Teatro Ópera. Os ingressos estão sendo trocados por um livro de literatura, novo ou usado, que será destinado ao projeto Pegaí Leitura Grátis. Além da quarta-feira, o concerto será reapresentado quinta-feira, 26, e no domingo, 29 (às 18h30).

A maestrina do Coro Cidade de Ponta Grossa, Carla Roggenkamp, explica que o concerto é uma fusão de linguagens artísticas ao tratar das letras e coreografia em parceria com o Studio de Dança Fabíola Capri. Construído de forma coletiva, a produção do espetáculo levou aproximadamente 45 dias. “Não foi um processo unidirecional, mas cada cantor e cada bailarina pode participar da construção”, afirma.

O produtor do espetáculo, Eziquiel Ramos, relata que o concerto aborda a contradição de discursos por meio de ironias que são percebidas no conjunto do coro e da equipe de bailarinas. “Não importa só o que está sendo dito, mas como está sendo dito. Há um diálogo da parte cênica com as letras das músicas”, frisa. O CCPG é mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Discussões necessárias

Simone Carneiro, ativista social das causas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), afirma que ainda há desigualdade no tratamento do homem e da mulher nos dias de hoje. “A cultura pode mudar isso com pequenas inserções que levem, principalmente, nossos jovens e adolescentes a refletirem sobre o espaço da mulher na sociedade”, aponta.

Para Eziquiel, o objetivo é criar reflexões sobre o tema. “Não precisam concordar com as nossas ideias, mas que as pessoas estejam abertas a questionar mais sobre o tema”, diz. Ramos vê que é o momento de formar uma plateia questionadora sobre as próprias ações e preconceitos.

Documentário: A rosa da rosa

Entre as atividades desenvolvidas pelo Coro Cidade de Ponta Grossa para o concerto ‘Mulheres’, o grupo produziu o documentário ‘Mulheres: A rosa da rosa’, disponível na íntegra no Youtube. O material, sob a direção de Carla Roggenkamp, Eziquiel Ramos e Luana Caroline Nascimento, relata a história de cinco mulheres que questionam os papeis sociais impostos a elas.

Serviço

Concerto Mulheres

Datas: 25 e 26 de maio, às 20h, e 29 de maio, às 18h30

Local: Cine-Teatro Ópera

Ingresso: 01 livro de literatura novo ou usado (destinado ao Pegaí Leitura Grátis)

Locais para troca: Conservatório Maestro Paulino e Supermercados Tozetto (Jardim Carvalho)