22°
Máx
17°
Min

Cultura divulga resultado da primeira fase do concurso para solistas

(Foto: Divulgação) - Cultura divulga resultado da primeira fase do concurso para solistas
(Foto: Divulgação)

Treze candidatos foram aprovados para a final do III Concurso Waslau Borkowski para Solista Instrumental, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, dentro da programação do 8º Festival de Música de Ponta Grossa. Dentre a categoria nacional há músicos de cinco estados brasileiros e sete instrumentos diferentes.

Durante a primeira fase do concurso, a comissão avaliadora julgou os materiais audiovisuais enviados pelos candidatos no ato da inscrição. A banca foi composta pelo maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro, pelo maestro da Orquestra Unisinos Anchieta, Evandro Matté, pelo spalla da Orquestra Sinfônica Estado de São Paulo, Emmanuelle Baldini, e pelo maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Jorge Augusto Scheffer.

Chegaram à final o violonista Afonso Celso da Silva Júnior (Salvador/BA), o violinista Ariel Polycarpo (Porto Alegre/RS), o pianista Bruno Theiss (Curitiba/PR), o percussionista Carlos dos Santos (São Paulo/SP), a flautista Joana Gorenstein (Valinhos/SP), o trompista Johann Cardoso Pereira (Pindamonhangaba/SP), o violinista Nathan Henrique Oliveira (São Paulo/SP), a clarinetista Paula Roberta Andrade Pires (      São Paulo/SP), o pianista Rafael Duarte Ruiz Costa (Rio de Janeiro/RJ) e o trombonista Silas Amaral Falcão (Santo André/SP). Já na categoria regional, foram classificados o saxofonista Amauri Carvalho Alves Junior (Ponta Grossa/PR), o fagotista Felipe Reis Rodrigues (Ponta Grossa/PR) e o violoncelista Pedro Álvares Szulak (Palmeira/PR).

Jorge Scheffer destaca a qualidade artística dos competidores e acredita que todos têm condições de ganhar. “Será uma disputa por décimos. Não há dúvidas que a banca avaliadora terá dificuldades. Será, com certeza, uma final emocionante”, diz. A final do concurso irá ocorrer durante o 8° Festival de Música de Ponta Grossa, no dia 17 de junho, às 19h30, no auditório do Centro da Música. Cada candidato terá 10 minutos para apresentar um movimento de um concerto ou obra equivalente para o instrumento escolhido e orquestra sinfônica. Serão distribuídos quatro prêmios, nos valores de R$ 1 mil e R$ 3 mil, para cada categoria, além da participação como solista em um concerto da OSPG.

Ao todo, o concurso teve 86 inscritos de 13 estados diferentes. O estado com maior número de inscritos na categoria nacional foi São Paulo, com 27 inscritos, seguido pelo Paraná, com 24 candidatos. O concurso conta com o apoio da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) e Conservatório Musical Maestro Paulino.

Colaboração Assessoria de Imprensa.