21°
Máx
17°
Min

Departamento do Idoso promove tarde cultural da seresta

Departamento do Idoso promove tarde cultural da seresta

O Departamento do Idoso, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa, promoveu nesta segunda-feira (11) a Tarde Cultural da Seresta no salão do departamento. A atividade reuniu cerca de 60 idosos que ouviram e apresentaram canções tradicionais da música sertaneja e caipira brasileira.

Todo mês, o Departamento promove uma tarde cultural com músicas sertanejas de raiz para os participantes. Os usuários podem preparar apresentações especiais ou apenas assistir aos shows dos colegas, que cantam músicas de Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, entre outros clássicos, ao som da viola caipira e da sanfona.

Ilda Mari Pereira dos Santos sempre participa da seresta e destaca que são poucos os lugares onde pode interpretar as canções que fizeram parte da sua história. “Sempre tive o sonho de cantar músicas de sertanejo raiz, e aqui encontrei a oportunidade de mostrar meu trabalho. As músicas fizeram parte da nossa história, de quem veio do sítio e hoje sente saudade vivendo na cidade grande”, relembra a cantora.

A coordenadora do Departamento do Idoso, Suelen Rigoni, ressalta que as tardes culturais promovem a lembrança da cultura caipira dessas pessoas, o que ajuda a preservar viva a memória de cada um deles. “O objetivo é incentivar a sociabilidade dos idosos, que eles se sintam parte integrantes de uma comunidade possam se identificar com um grupo. Dessa forma eles se mantém ativos, é uma maneira de trabalhar com o idoso em sua integralidade”, explica a coordenadora.

A atividade é oferecida aos idosos toda segunda semana do mês sempre às segundas-feiras. Podem participar todos os amantes da música popular brasileira especialmente a tradicional sertaneja de raiz.

Colaboração Assessoria de Imprensa.