22°
Máx
16°
Min

Encontro de Corais da UEPG abre programação nesta quarta

O evento reúne corais que poderão interpretar até quatro músicas, não ultrapassando o tempo de apresentação de 15 minutos (Foto: Divulgação) - Encontro de Corais da UEPG abre programação nesta quarta
O evento reúne corais que poderão interpretar até quatro músicas, não ultrapassando o tempo de apresentação de 15 minutos (Foto: Divulgação)

A aproximação entre corais, regentes e cantores da região dos Campos Gerais tem espaço na promoção do 32º Encontro de Corais da UEPG que desenvolve programação na quarta-feira e quinta-feira (24 e 25 de agosto), às 19h, no Cine Teatro Pax (Rua Dr Antônio Russo, 28 – Oficinas). O encontro é promoção da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) e do Departamento de Artes/Licenciatura em Música da UEPG. O evento reúne corais que poderão interpretar até quatro músicas, não ultrapassando o tempo de apresentação de 15 minutos. Em seguida a cada apresentação, o coral receberá o certificado de participação e um troféu confeccionado especialmente para o evento. Os coros e os cantores participantes receberão certificados ao término do evento.

No local do evento serão disponibilizados um piano digital e sistema de som. Os coros que optaram por utilizar outros instrumentos comunicaram essa necessidade na ficha de inscrição. A coordenação solicitou aos regentes e diretores dos coros inscritos que evitassem o uso de playback no Encontro de Corais, valorizando as execuções que privilegiem as vozes de seus cantores. Antes da solenidade de abertura do encontro, na quarta-feira (24 de agosto) será realizada uma oficina de canto coral aberta aos cantores, regentes e músicos inscritos no evento.

Objetivos e História

A certificação para os participantes obedece à presença nas horas exigidas e será fornecida através da Proex da UEPG. Entre os objetivos do Encontro de Corais estão difundir a música coral como um elemento importante de expressão cultural e na formação do indivíduo, estimular o aperfeiçoamento do canto coral na região de abrangência da UEPG, e propiciar oficina de capacitação e formação para alunos do curso de Licenciatura em Música, bem como para regentes e cantores dos coros da região. O Encontro de Corais através de suas edições promove o congraçamento e a troca de experiências entre os diversos corais de Ponta Grossa e de cidades da região.

A coordenação destaca que é nesse momento único, que corais de todos os gêneros, encontram um espaço para mostrar seu trabalho e seu desenvolvimento ano a ano. “É o local em que coros de empresas, igrejas, escolas e independentes têm a oportunidade de apresentar-se para um público diferenciado, composto de cantores, regentes e de pessoas que apreciam realmente o canto coral. Dessa forma, o evento contribuiu para que haja a integração entre os corais para o enriquecimento mútuo”. Por iniciativa do Coral da UEPG, o Encontro de Corais surgiu em 1980, sob coordenação do maestro Gabriel de Paula Machado.

Números do Evento

Desde sua primeira edição tornou-se um evento importante na área de musical. Isso porque veio a promover a integração, o intercâmbio e o aperfeiçoamento das técnicas do canto coral. Ao longo de suas 31 edições, o encontro registra a apresentação de 542 corais, destes 108 de municípios da região. A história mostra que, no total, o evento reuniu cerca de 14.800 cantores, que se apresentaram para um público estimado em 37.000 pessoas. A partir de 2006 o Encontro de Corais passou a ser bianual, e foi realizado primeiramente no Cine-Teatro Ópera

Atualmente a promoção ocorre no Cine-Teatro Pax da UEPG, doado em 2006 à instituição pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Desde 2008, após a conclusão de obras de revitalização do espaço, a Universidade Estadual de Ponta Grossa administra o teatro. O Encontro de Corais compõe o calendário de atividades culturais da instituição, e caracteriza-se como um evento tradicional na cidade e região, através do incentivo à criação de novos corais e o aprimoramento técnico dos corais já existentes. Os interessados em outras informações sobre o Encontro de Corais da UEPG podem acessar o endereço encontrodecoraisuepg@gmail.com.

Colaboração Assessoria de Imprensa.