23°
Máx
12°
Min

Festival ‘Canta Sudoeste’ começa nesta sexta-feira em Francisco Beltrão

Espaço da Arte receberá cantores de 31 municípios para o Canta Sudoeste; a entrada é gratuita (Foto: Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB) - Festival ‘Canta Sudoeste’ começa nesta sexta-feira
Espaço da Arte receberá cantores de 31 municípios para o Canta Sudoeste; a entrada é gratuita (Foto: Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB)

Cantores de 31 municípios se apresentam nesta sexta (19) e sábado (20) no teatro Eunice Sartori – Espaço da Arte – em Francisco Beltrão. O município recebe a quinta edição do Festival Canta Sudoeste, que está sendo retomado numa parceria da 14ª Regional de Cultura, Associação dos Municípios do Sudeste do Paraná (Amsop), Secretaria Estadual da Cultura e o Departamento de Cultura de Beltrão.

A última edição do festival foi realizada em 2009 em Renascença, promovida pela Acamsop/13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste). O sucesso de festivais musicais como o Marreco da Canção, retomado pela Prefeitura de Beltrão em 2014, empolgou gestores culturais da região para reativar o evento regional. “A proposta do Canta Sudoeste vinha sendo debatida na Regional de Cultura como uma forma de congregar os vários talentos que surgem nos municípios que realizam seus festivais”, destaca a diretora de Cultura de Beltrão, Marilene Steimbach.

As apresentações acontecem a partir das 20 horas nos dois dias e a entrada é gratuita. Na sexta participam os 27 vencedores de festivais municipais da categoria infanto-juvenil; no sábado, serão mais de 30 apresentações da categoria adulto. De Francisco Beltrão participam Gilson Rafael, Érica Gomes, Michel da Silveira Dutra e a banda Tiregrito, vencedores do Marreco da Canção 2015.

Os dez melhores cantores em cata categoria recebem premiação em dinheiro que totaliza mais de R$ 20 mil. O Canta Sudoeste não faz distinção entre gêneros e premia os melhores nas categorias adulto e infanto-juvenil.

Colaboração Assessoria de Imprensa.