24°
Máx
17°
Min

Festival Demo Sul divulga primeiras bandas confirmadas para esse ano

(foto: divulgação) - Festival Demo Sul divulga primeiras bandas confirmadas para esse ano
(foto: divulgação)

O Festival Demo Sul, de música independente, divulgou na manhã dessa terça-feira, 16, as primeiras bandas confirmadas para o Festival. Marcado para acontecer entre os dias 4 e 12 de Novembro, o Demo Sul vai reunir 31 bandas locais e de fora do estado, além de atrações internacionais, em 7 diferentes palcos da cidade. O músico recifense Di Melo é a grande atração do primeiro final de semana do Festival.

“Esse ano nós retomamos o caminho que nos interessa. Como um festival daqui, temos 13 bandas locais na programação e ainda vamos colocar no palco bandas independentes de outras regiões do Brasil. E, claro, elas tocarão ao lado de grandes nomes da música, reafirmando a vocação de vitrine que sempre foi característica do Festival”, explica Marcelo Domingues, diretor e um dos curadores do Demo Sul.

E o primeiro nome anunciado entre os grandes destaques do Festival é o pernambucano Di Melo, “o imorrível”. Conhecido por ser um desconhecido, Di Melo lançou suas músicas em 1975, pela EMI-Odeon, no disco que leva seu nome. O álbum Di Melo teve canções de sucesso, como Kilariô, A Vida em Seus Métodos Diz Calma e Se o mundo Acabasse em Mel.

Na década de 90, porém, as músicas do álbum de 75 voltam a tocar nas pistas, redescobertas por DJs ingleses, quando a música A Vida em Seus Métodos Diz Calma entrou na coletânea "Blue Brazil 2", da BlueNote. O álbum chegou a ser relançado, em CD, em 2002. A reviravolta na carreira tornou Di melo objeto do documentário “Di Melo: O Imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pássaro, que colocou o músico de volta nas noites brasileiras e, principalmente, no gosto do público jovem.

Bandas selecionadas

Di Melo é uma das atrações da edição de 16 anos do Demo Sul, além dele outras 30 bandas também se apresentam no Festival, e algumas delas, divulgadas nessa terça-feira, foram selecionadas via edital. “Nós abrimos um edital em junho, convidando as bandas que tinham interesse em se apresentar e recebemos mais de 300 candidaturas. Dessas, nós selecionamos 24 bandas”, explica Marcelo Domingues.

Confira as bandas selecionadas:

De Londrina, estão confirmadas as bandas Abacate Contemporâneo, The Weird Family, Montauk, Octopus Trio, The GreenGrass Brothers, Etnyah, Mucambo de Bantu, Luke de Held, Imagery, Sarará Criolo, Loladéli, Hellpath e Red Mess. Além delas, também se apresentam De um Filho, De um Cego (Jacarezinho), Andrea Perrone (Porto Alegre), Central Sistema de Som (Curitiba), Perc3ption (São Paulo), Mocho Diablo (São Paulo), A República Imperial (Belém) e Phantom Power (Porto Alegre).

Ao longo do mês, a organização do Festival vai divulgar as outras atrações da programação. “O que a gente pode adiantar é que, tanto quanto as já divulgadas, as bandas que estão por vir são de altíssima qualidade. São trabalhos em estágio avançado de maturação, que nos surpreenderam muito. Nós estamos muito orgulhosos da programação desse ano”, adianta Marcelo.

Palcos

As 31 bandas que compõem a programação de 2016 do Festival Demo Sul vão se apresentar em 6 diferentes palcos da cidade. A programação começa na sexta-feira, dia 4 de novembro, com um grande show gratuito, na Concha Acústica. Na sequência, o Festival vai para o Iate Clube, maior palco da programação, onde o Di Melo se apresenta. Ainda acontecem shows no Valentino, Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Sesi/AML e Barbearia.

(com assessoria de imprensa)