28°
Máx
17°
Min

'Gonzagão: A Lenda' retorna a Curitiba no próximo sábado para apresentação gratuita

(Foto: Divulgação) - 'Gonzagão: A Lenda' retorna a Curitiba no próximo sábado para apresentação gratuita
(Foto: Divulgação)

A Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, recebe no próximo sábado (16) o musical dirigido por João Falcão “Gonzagão – A Lenda”, em sessão gratuita.

Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.

“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.

Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”.


(Foto: Divulgação)

Nessa montagem, João Falcão apresentou um novo talento ao público: Marcelo Mimoso, que narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas, nunca tinha assistido a uma peça antes. Filho de sanfoneiro, Marcelo era taxista e também cantor de forró. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa. Hoje está produzindo seu primeiro CD solo.

Há três anos e meio em cartaz e com diversos prêmios e belas críticas na bagagem, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e o prêmio Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo. Gonzagão – A Lenda, também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. O público acumulado já passa de 200 mil espectadores. Na cidade, o musical fez parte da programação do Festival de Curitiba 2013.

Sobre o projeto

A iniciativa é parte do circuito que teve inicio em dezembro de 2013, quando o musical foi levado pela primeira vez para a terra natal do compositor, em Exu, no interior de Pernambuco. Na oportunidade, mais de cinco mil pessoas acompanharam as duas exibições do espetáculo em praça pública.

Além de Curitiba, as cidades de Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) também verão o espetáculo.

A primeira edição do circuito, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, foi um sucesso em sua passagem por Exu (PE), Campina Grande  (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), em seis apresentações gratuitas que reuniram um público de mais de 23 mil pessoas. Na segunda edição do circuito, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, também foi enorme o sucesso nas cidades de Salvador (BA), Fortaleza (PE), João Pessoa (PA), Natal (RN) e  Maceió, com duas apresentações em Salvador. As apresentações reuniram um público de 30 mil pessoas. 

“Disseminar as manifestações culturais de forma sistêmica em nosso país é um objetivo alinhado ao posicionamento da marca Rede, que acredita na conexão entre as pessoas. Esse tipo de espetáculo reforça a atuação da empresa para viabilizar o acesso à cultura nas suas mais variadas formas e pretendemos contribuir cada vez mais nesse sentido com espetáculos sobre os grandes nomes da nossa música e da cultura brasileira, proporcionando experiências memoráveis e oportunidades para as pessoas se unirem e interagirem.”, diz Fernando Amaral, diretor de Marketing Negócios do Itaú Unibanco.

Colaboração Assessoria de Imprensa.