22°
Máx
16°
Min

Musical inspirado em Jorge Amado estreia 5ª de olho no mercado externo

(Foto: Divulgação)  - Musical inspirado em Jorge Amado estreia 5ª de olho no mercado externo
(Foto: Divulgação)

Um observador atento acompanhava o ensaio de Gabriela, Um Musical, na semana passada, no Teatro Cetip, mesmo local onde o espetáculo estreia nesta quinta-feira, 9. Há duas semanas em São Paulo, o irlandês Kevin Wallace assiste todos os dias aos ensaios, saboreando o processo criativo pouco usual do diretor João Falcão, baseado em experimentações que podem se prolongar até próximo do início da temporada - procedimento já incorporado pelo elenco.

"Kevin preferiu ver alguns ensaios antes de conversar comigo", conta o encenador. "Depois, ele fez apenas algumas sugestões para ajustar o musical ao esquema da Broadway, sem, contudo, modificar minhas ideias originais", afirma ainda.

As pequenas aparas têm finalidade - produtor de montagens como a versão musical de O Senhor dos Anéis e de um revival de Jesus Cristo Superstar, além de ter sido parceiro de Andrew Lloyd Webber em espetáculos como Celebration, Wallace cuidará da negociação dos direitos da montagem de Gabriela para o mercado exterior, notadamente o norte-americano. "Acreditamos que esse romance de Jorge Amado é muito conhecido lá fora, o que pode facilitar produções estrangeiras", comenta Almali Zraik, da Caradiboi Arte e Esportes, a produtora brasileira.