20°
Máx
14°
Min

Orquestra Sinfônica apresenta cinco obras em concerto didático

(Foto: Divulgação/AEN) - Orquestra Sinfônica apresenta cinco obras em concerto didático
(Foto: Divulgação/AEN)

A Orquestra Sinfônica do Paraná vai apresentar na próxima quarta (29) e quinta-feira (30), às 10h, no Teatro Guaíra, em Curitiba, diversos concertos didáticos sob a regência de Paulo Torres, violinista spalla e maestro adjunto do grupo. O espetáculo vai ser destinado a alunos de escolas públicas e particulares e terá a liberação de 400 ingressos para o público em geral.

Ao todo, serão cinco obras. Finlândia, Op. 26, de Jean Sibelius, consagrou o compositor e é considerada o segundo hino nacional da Finlândia. Dança Húngara n° 5 em Sol Menor, de Johannes Brahms, é a mais popular do conjunto das 21 danças com caráter cigano.

Fanfarra Para um Homem Comum, de Aaron Copland, foi inspirada em um discurso de 1942 do vice-presidente dos Estados Unidos Henry A. Wallace. Dança Eslava n° 8, Op. 46, de Antonin Dvorák, é inspirada nas Danças Húngaras de Brahms. E Cantigas para Cordas, de Rogério Krieger, trata temas do folclore brasileiro.

Maestro

Paulo Torres é diretor musical e artístico da Sociedade Orquestra de Câmara Brasileira desde 2002. Fez cerca de quatro mil concertos como spalla, solista e regências em orquestras profissionais nas Américas e Europa.

Serviço

Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Paraná
Data: quarta (29) e quinta-feira (30), às 10h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão (Conselheiro Laurindo, s/n, Centro, Curitiba)

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual