22°
Máx
14°
Min

Orquestra Sinfônica faz segundo concerto na Temporada Ouro Verde

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina realiza neste domingo (17) o segundo Concerto da Temporada Ouro Verde 2016.

Sob a regência de seu Diretor Artístico, Maestro Alessandro Sangiorgi, a OSUEL abrirá o concerto com a "Fantasia sobre Greensleeves" do compositor inglês Vaughan Williams. "Greensleeves" - canção folclórica inglesa conhecida desde o século XVI - foi utilizada por Vaughan Williams em 1928 em sua Ópera, inspirada em Shakespeare, "Sir John in Love". Em 1934, sob a supervisão de Vaughan Williams, Ralph Greaves compilou passagens da Ópera "Sir John in Love" criando a "Fantasia sobre Greenleeves" que contém também a melodia "Lovely Joan", originária de Suffolk (costa leste da Inglaterra). Nesta peça encantadora e, talvez uma das peças orquestrais de curta duração mais conhecidas, é possível ouvir a essência da Inglaterra em música: sons serenos e pastorais que evocam imagens bucólicas.

A segunda obra do concerto será o expressivo Prelúdio da "Bachianas Brasileiras" nº 4 de Villa-Lobos. Composta em 1930, inicialmente para piano solo, a versão orquestral da "Bachianas" nº 4 só teve sua estreia em 1942, regida pelo próprio autor. O Prelúdio é destinado, magistralmente, às cordas sinfônicas e mostram toda a genialidade de Villa-Lobos.

Para encerrar o programa, será apresentada, de Carl Maria von Weber, a Sinfonia nº 1 em Dó Maior (Op. 19). Weber é considerado um dos maiores representantes do Romantismo alemão e muito conhecido como compositor de óperas. Escreveu, no entanto, duas sinfonias. Ambas compostas especialmente para a corte do Duque Eugen Friedrich Heinrich von Württemberg, para quem Weber começou a trabalhar em 1806. A orquestração reflete a formação disponível na corte, na época, que não incluía clarinetes - instrumento tão bem explorado por Weber em suas outras obras.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL

Data: 17 de abril, domingo

Horário: 10h30

Local: Cine Com-Tour/UEL

Entrada gratuita

Colaboração Assessoria de Imprensa.