22°
Máx
17°
Min

Palco AlmA Londrina terá segunda edição

(foto: Divulgação) - Palco AlmA Londrina terá segunda edição
(foto: Divulgação)

A diversidade da cena musical independente volta a ganhar espaço com a realização do projeto Palco AlmA Londrina, que tem como proposta garantir o intercâmbio de experiências locais com artistas de fora e promover a ocupação de diferentes ambientes da cultura londrinense. A segunda edição do projeto inicia em junho e terá quatro eventos até o fim do ano, com a participação de 12 bandas. A realização é da Alma Londrina Rádio Web, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A primeira rodada de shows, programada para o dia 26 de junho, será recebida pela Vila Cultural Kinoarte e destaca as relações entre a sonoridade latino-americana e suas derivações brasileira e jamaicana. Subirão ao palco o grupo instrumental londrinense Aduba, com elementos do reggae, dub, jazz e ska; os maringaense Rafael Morais Trio e Claudio Caldeira, cujas influências transitam entre maracatu, frevo, ska e afro-Beat; e a cantora paulistana Kika, expoente da cena paulistana que traz o repertório de seu elogiado primeiro disco, "Pra Viagem".

Cadastro no site

O projeto segue com eventos bimestrais ao longo do ano, abrindo espaço para bandas ligadas às culturas do punk rock, samba e indie rock. Para os eventos previstos em locais fechados, a entrada custará R$20 ao público em geral, e R$10 para quem se cadastrar no site da Alma Londrina Rádio Web.

De acordo com o coordenador da emissora, Daniel Thomas, além de promover a cena musical independente, a realização dos shows serve para aproximar a rádio da comunidade: “Nos eventos, temos uma integração importante entre a equipe de colaboradores voluntários da rádio, nosso público que já acompanha a programação e também novos ouvintes, que se interessam pela rádio depois de assistir aos shows”, comenta. A primeira edição do Palco AlmA Londrina, realizada em 2014, atraiu um público de 1.770 pessoas e viabilizou o cadastro de 724 novos ouvintes. A rádio está no ar desde 2012, no endereço www.almalondrina.com.br.

Próximos eventos

Em agosto, a Vila Cultural Cemitério de Automóveis abre as portas para o som underground das bandas locais Mhorula, capitaneada por Maurício Werner, que embasa sua música nos movimentos Post-Punk, Industrial, EBM e Digital Hardcore; e Turbo, que busca as raízes mais cruas do rock'n roll. A noite tem ainda a participação da banda WaterRats, que reúne integrantes de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Mariscal (SC) para fazer uma mistura do punk rock dos anos 80 com o rock alternativo dos anos 90.

De volta ao território da da música brasileira, o samba é o ponto de partida do terceiro evento do projeto, marcado para o mês de outubro, na Vila Cultural AlmA Brasil. A festa abre com reverência ao bamba mais experiente de Londrina, Seo Nelson, que se apresenta acompanhado pelo Quarteto do Samba. Na sequência, o samba ganha a companhia de tropicálias e da música autoral da banda local Abacate Contemporâneo; e o fechamento fica a cargo do cantor, compositor e produtor musical Bruno Morais, londrinense radicado em São Paulo que conquistou projeção no cenário nacional da música popular brasileira.

Comemorando o aniversário de Londrina, em dezembro o Palco AlmA conclui esta edição do projeto com um show aberto na Concha Acústica, dedicado aos fãs da vertente indie rock: apresentam-se as bandas locais Gold Soundz e Vulgar Gods, que traz o repertório do disco recém-lançado "Queen of sound", além da paulistana Inky, um quarteto que mescla elementos do rock com a música eletrônica na formação de sua identidade sonora.

Serviço

Palco AlmA Londrina 2016


26/06, 16H - Música afro-brasileira e jamaicana, com Aduba (Londrina), Rafael Morais Trio e Cáudio Caldeira (Maringá), e Kika (São Paulo).

Local: Vila Cultural Kinoarte ( Avenida Prefeito Faria Lima, 1399)


27/08 - Punk rock com Mhorula, Turbo (Londrina) e WaterRats.

Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, N°103)


30/10 - Samba e tropicália, com Seo Nelson, Abacate Contemporâneo (Londrina) e Bruno Morais (São Paulo).

Local: Vila Cultural AlmA Brasil (Rua Mar Del Plata, 93)


10/12 - Indie rock, com Gold Soundz, Vulgar Gods (Londrina) e Inky (São Paulo).

Local: Concha Acústica (Praça Primeiro de Maio – Centro)